
Você já ouviu falar em Ayurveda?
Ayurveda: Uma breve introdução e guia
O Ayurveda é considerado por muitos estudiosos como
a ciência da cura mais antiga. Em sânscrito, Ayurveda significa "A Ciência
da Vida". O conhecimento ayurvédico originou-se na Índia há mais de 5.000
anos e é frequentemente chamado de "Mãe de Toda a Cura". Ele provém
da antiga cultura védica e foi ensinado por milhares de anos em uma tradição
oral de mestres talentosos a seus discípulos. Parte desse conhecimento foi
impresso há alguns milhares de anos, mas grande parte dele é inacessível. Os
princípios de muitos dos sistemas de cura natural agora conhecidos no Ocidente
têm suas raízes no Ayurveda, incluindo a Homeopatia e a Terapia da Polaridade.
A Estratégia
Sua Constituição
e seu Equilíbrio Interno
O Ayurveda dá grande ênfase à prevenção e incentiva
a manutenção da saúde por meio da atenção especial ao equilíbrio na vida, ao
pensamento correto, à dieta, ao estilo de vida e ao uso de ervas. O
conhecimento do Ayurveda permite compreender como criar esse equilíbrio entre
corpo, mente e consciência de acordo com a constituição individual de cada um,
e como fazer mudanças no estilo de vida para alcançar e manter esse equilíbrio.
Assim como cada pessoa possui uma impressão digital
única, cada pessoa possui um padrão particular de energia — uma combinação
individual de características físicas, mentais e emocionais — que compõe sua
própria constituição. Essa constituição é determinada na concepção por uma
série de fatores e permanece a mesma ao longo da vida.
Muitos fatores, tanto internos quanto externos,
agem sobre nós para perturbar esse equilíbrio e se refletem como uma mudança na
constituição de alguém a partir do estado de equilíbrio. Exemplos desses
estresses emocionais e físicos incluem o estado emocional, dieta e escolhas
alimentares, estações do ano e clima, traumas físicos, trabalho e
relacionamentos familiares. Uma vez compreendidos esses fatores, pode-se tomar
as medidas apropriadas para anular ou minimizar seus efeitos ou eliminar as
causas do desequilíbrio e restabelecer a constituição original. Equilíbrio é a
ordem natural; desequilíbrio é desordem. Saúde é ordem; doença é desordem.
Dentro do corpo, há uma interação constante entre ordem e desordem. Quando se
compreende a natureza e a estrutura da desordem, pode-se restabelecer a ordem.
Vata, Pitta e
Kapha: Equilibrando as Três Energias Principais do Corpo
O Ayurveda identifica três tipos básicos de energia
ou princípios funcionais que estão presentes em todos e em tudo. Como não há
palavras únicas em inglês que transmitam esses conceitos, usamos as palavras
originais em sânscrito vata, pitta e kapha. Esses princípios podem ser
relacionados à biologia básica do corpo.
A energia é necessária para criar movimento, de
modo que fluidos e nutrientes cheguem às células, permitindo o funcionamento do
corpo. A energia também é necessária para metabolizar os nutrientes nas células
e para lubrificar e manter a estrutura celular. Vata é a energia do movimento;
pitta é a energia da digestão ou metabolismo e kapha, a energia da lubrificação
e estrutura. Todas as pessoas possuem as qualidades de vata, pitta e kapha, mas
uma é geralmente primária, uma secundária e a terceira geralmente é a menos
proeminente. A causa da doença no Ayurveda é vista como a falta de função
celular adequada devido ao excesso ou deficiência de vata, pitta ou kapha. A
doença também pode ser causada pela presença de toxinas.
No Ayurveda, corpo, mente e consciência trabalham
juntos para manter o equilíbrio. Eles são simplesmente vistos como diferentes
facetas do ser. Aprender a equilibrar corpo, mente e consciência requer a
compreensão de como vata, pitta e kapha trabalham juntos. De acordo com a
filosofia ayurvédica, todo o cosmos é uma interação das energias dos cinco
grandes elementos — Espaço, Ar, Fogo, Água e Terra. Vata, pitta e kapha são
combinações e permutações desses cinco elementos que se manifestam como padrões
presentes em toda a criação. No corpo físico, vata é a energia sutil do
movimento, pitta a energia da digestão e do metabolismo, e kapha a energia que
forma a estrutura do corpo.
Vata é a energia sutil associada ao movimento —
composta de Espaço e Ar. Ela governa a respiração, o piscar, o movimento dos
músculos e tecidos, a pulsação do coração e todos os movimentos do citoplasma e
das membranas celulares. Em equilíbrio, vata promove a criatividade e a
flexibilidade. Desequilibrado, vata produz medo e ansiedade.
Pitta se expressa como o sistema metabólico do
corpo — composto de Fogo e Água. Ele governa
a digestão, a absorção, a assimilação, a nutrição, o metabolismo e a
temperatura corporal. Em equilíbrio, pitta promove a compreensão e a
inteligência. Desequilibrado, pitta desperta raiva, ódio e inveja.
Kapha é a energia que forma a estrutura do
corpo — ossos, músculos, tendões — e fornece a
"cola" que mantém as células unidas, formada por Terra e Água. Kapha
fornece a água para todas as partes e sistemas do corpo. Lubrifica as
articulações, hidrata a pele e mantém a imunidade. Em equilíbrio, kapha se
expressa como amor, calma e perdão. Desequilibrado, leva ao apego, à ganância e
à inveja.
A vida nos apresenta muitos desafios e
oportunidades. Embora haja muitas coisas sobre as quais temos pouco controle,
temos o poder de decidir sobre algumas coisas, como dieta e estilo de vida.
Para manter o equilíbrio e a saúde, é importante prestar atenção a essas
decisões. Uma dieta e um estilo de vida adequados à constituição individual
fortalecem o corpo, a mente e a consciência.
Ayurveda como um
sistema complementar de cura
É importante entender a diferença básica entre o
Ayurveda e a medicina alopática ocidental. Atualmente, a medicina alopática
ocidental tende a se concentrar na sintomatologia e na doença, utilizando
principalmente medicamentos e cirurgia para livrar o corpo de patógenos ou
tecidos doentes. Muitas vidas foram salvas por essa abordagem. De fato, a
cirurgia é abrangida pelo Ayurveda. No entanto, os medicamentos, devido à sua
toxicidade, frequentemente enfraquecem o corpo. O Ayurveda não se concentra na
doença. Em vez disso, o Ayurveda sustenta que toda a vida deve ser sustentada
por energia em equilíbrio. Quando há estresse mínimo e o fluxo de energia
dentro de uma pessoa está equilibrado, os sistemas naturais de defesa do corpo
estarão fortes e poderão se defender mais facilmente contra doenças.
É importante ressaltar que o Ayurveda não substitui
a medicina alopática ocidental. Há muitos casos em que o processo da doença e
as condições agudas podem ser melhor tratados com medicamentos ou cirurgia. O
Ayurveda pode ser usado em conjunto com a medicina ocidental para fortalecer
uma pessoa e reduzir a probabilidade de sofrer de doenças e/ou para reconstruir
o corpo após o tratamento com medicamentos ou cirurgia.
Todos nós temos momentos em que não nos sentimos
bem e reconhecemos que estamos desequilibrados. Às vezes, vamos ao médico
apenas para ouvir que não há nada de errado. O que está realmente acontecendo é
que esse desequilíbrio ainda não se tornou reconhecível como uma doença. No
entanto, é grave o suficiente para nos fazer notar nosso desconforto. Podemos
começar a nos perguntar se é apenas nossa imaginação. Podemos também começar a
considerar medidas alternativas e buscar ativamente criar equilíbrio em nosso
corpo, mente e consciência.
Avaliação e
Tratamento de Desequilíbrios
O Ayurveda abrange diversas técnicas de avaliação
da saúde. O profissional avalia cuidadosamente os principais sinais e sintomas
da doença, especialmente em relação à origem e à causa de um desequilíbrio. Ele
também considera a adequação do paciente a diversos tratamentos. O profissional
chega ao diagnóstico por meio de questionamento direto, observação e exame
físico, bem como inferência. Técnicas básicas como aferição do pulso,
observação da língua, dos olhos e da forma física; e ausculta do tom de voz são
empregadas durante a avaliação.
Medidas paliativas e de limpeza, quando
apropriadas, podem ser utilizadas para ajudar a eliminar um desequilíbrio,
juntamente com sugestões para eliminar ou controlar as causas do desequilíbrio.
As recomendações podem incluir a implementação de mudanças no estilo de vida;
iniciar e manter uma dieta sugerida; e o uso de ervas. Em alguns casos,
sugere-se a participação em um programa de limpeza, chamado panchakarma, para
ajudar o corpo a se livrar das toxinas acumuladas e obter mais benefícios das
diversas medidas de tratamento sugeridas.
Em resumo, o Ayurveda aborda todos os aspectos da
vida — corpo, mente e espírito. Reconhece que cada um de nós é único, que cada
um responde de forma diferente aos diversos aspectos da vida e que cada um
possui diferentes pontos fortes e fracos. Por meio de insight, compreensão e
experiência, o Ayurveda apresenta uma vasta riqueza de informações sobre as
relações entre causas e seus efeitos, tanto imediatos quanto sutis, para cada
indivíduo.
Vata: A Energia
do Movimento
Descrição Geral
de Vata
Vata fornece o movimento essencial para todos os
processos corporais e é extremamente vital para a saúde. Anualmente, vāta é
mais proeminente no outono e na mudança de estação, e essas são as épocas mais
importantes para se ter cuidado com a dieta e o estilo de vida. Um dos
propósitos das considerações sobre o estilo de vida é estabilizar esse
movimento. A rotina é muito útil para ajudar o indivíduo vata a aterrar
efetivamente toda essa energia em movimento.
Uma pessoa com predominância de Vata é abençoada
com uma mente ágil, flexibilidade e criatividade. Mentalmente, geralmente
apreendem conceitos rapidamente, mas depois os esquecem com a mesma rapidez.
Alertas, inquietas e muito ativas, as pessoas Vata andam, falam e pensam
rápido, mas se cansam facilmente. Tendem a ter menos força de vontade,
confiança, ousadia e tolerância à flutuação do que outros tipos e
frequentemente se sentem instáveis e sem chão. Quando desequilibrados, os
tipos Vata podem se tornar medrosos, nervosos e ansiosos. No mundo externo, os
tipos Vata tendem a ganhar dinheiro e gastá-lo rapidamente. Não são bons
planejadores e, como consequência, podem sofrer dificuldades financeiras.
Os tipos Vata têm apetite e digestão variáveis.
Frequentemente se sentem atraídos por alimentos adstringentes, como saladas e
vegetais crus, mas sua constituição é equilibrada por alimentos quentes e
cozidos, com sabores doces, azedos e salgados. Com tendência a produzir pouca
urina, suas fezes costumam ser duras, secas e pequenas em tamanho e quantidade.
Vata reside no cólon, bem como no cérebro, ouvidos,
ossos, articulações, pele e coxas. Pessoas Vata são mais suscetíveis a doenças
que envolvem o princípio do ar, como enfisema, pneumonia e artrite. Outros
distúrbios comuns de Vata incluem flatulência, tiques, espasmos, dores nas
articulações, pele e cabelos secos, distúrbios nervosos, constipação e confusão
mental. Vata no corpo tende a aumentar com a idade, como demonstrado pelo
ressecamento e enrugamento da pele.
Como os atributos de vata são seco, leve, frio,
áspero, sutil, móvel e claro, qualquer uma dessas qualidades em excesso pode
causar desequilíbrio. Viagens frequentes, especialmente de avião, ruídos altos,
estimulação contínua, drogas, açúcar e álcool, tudo isso desequilibra vata,
assim como a exposição ao frio e a líquidos e alimentos gelados. Assim como o
vento, os tipos vata têm dificuldade em se conectar e permanecer ancorados. A
rotina é difícil, mas essencial para que vata seja reduzido e controlado. É
melhor para os tipos vata irem para a cama às 22h, pois precisam de mais
descanso do que os outros tipos. Em geral, pessoas com excesso de vata
respondem mais rapidamente a alimentos quentes, úmidos, levemente oleosos e
pesados. Banhos de vapor, umidificadores e umidade em geral são úteis. Massagem
diária com óleo antes do banho ou chuveiro também é recomendada.
Considerações
dietéticas de Vata
As diretrizes alimentares gerais para
reduzir vata incluem alimentos quentes, bem cozidos e untuosos. Deve-se fazer
pequenas refeições três ou quatro vezes ao dia e beliscar conforme necessário,
mantendo um intervalo de duas horas entre cada refeição. A regularidade nos
horários das refeições é importante para vata. Pessoas com constituição
predominantemente vata se dão bem com refeições de uma panela só, como sopas,
ensopados e ensopados. Podem usar mais óleo para cozinhar seus alimentos do que
os outros dois doshas e ter uma digestão melhor se
limitarem a ingestão de alimentos crus.
Aveia e arroz bem cozidos são bons para vata, pois
não ressecam muito quando cozidos com bastante água e manteiga ou ghee. Embora
vegetais cozidos sejam melhores para vata, uma salada ocasional com um bom
molho oleoso ou cremoso também é aceitável. Solanáceas — tomates, batatas,
berinjelas e pimentões — assim como espinafre, devem ser evitadas se a pessoa
vata tiver rigidez ou dores nas articulações ou músculos. Frutas doces, maduras
e suculentas são boas para vata. Frutas adstringentes e ressecantes, como cranberries,
romãs e maçãs cruas, devem ser evitadas. Frutas devem ser sempre consumidas
sozinhas, com o estômago vazio.
Muitas pessoas vata podem satisfazer sua
necessidade de proteína com o uso criterioso de laticínios, mas também podem
consumir ovos, frango, peru, peixe fresco e carne de veado, se desejarem.
Leguminosas são difíceis de digerir e devem ser consumidas em quantidades
limitadas por aqueles que buscam pacificar vata. As leguminosas devem ser do
tipo aberto e deixadas de molho antes de cozinhar. Cozinhá-las com um pouco de
óleo e especiarias, como açafrão, cominho, coentro, gengibre, alho e hing
(assa-fétida), ajudará a evitar que vata seja perturbado.
Todas as nozes e sementes são boas para vata, mas
são mais adequadas como manteigas ou leites. Dez amêndoas, deixadas de molho em
água durante a noite, com as cascas removidas na manhã seguinte, são um
alimento matinal satisfatório. O óleo de gergelim aquece para vata, mas todos
os óleos são bons. Todos os laticínios são bons para vata, com queijo duro
sendo consumido com moderação. Todos os temperos são bons, mas não devem ser
usados em excesso. Vatas podem tomar meio copo de vinho diluído em água durante
ou após uma refeição. Como as pessoas vata tendem a ser propensas ao vício,
devem evitar açúcar, cafeína e tabaco. A intensidade em si pode ser inebriante
para vata, portanto, deve-se buscar relaxamento e meditação para reduzir vata.
Diretrizes gerais para equilibrar vata:
- Mantenha-se aquecido
- Fique calmo
- Evite alimentos frios, congelados ou crus
- Evite frio extremo
- Coma alimentos quentes e temperos
- Mantenha uma rotina regular
- Descanse bastante
Pitta: A Energia
da Digestão e do Metabolismo
Descrição Geral
de Pitta
Pessoas do tipo pitta possuem muitas das qualidades
do fogo. O fogo é quente, penetrante, cortante e agitador. Da mesma forma,
pessoas pitta têm corpos quentes, ideias penetrantes e inteligência aguçada.
Quando desequilibradas, podem ficar muito agitadas e irritadiças. O tipo físico
pitta é de altura e constituição medianas, com pele avermelhada ou acobreada.
Podem apresentar muitas pintas e sardas. Sua pele é quente e menos enrugada do
que a pele vata. Seus cabelos tendem a ser sedosos e frequentemente apresentam
grisalhos prematuros ou queda de cabelo. Seus olhos são de tamanho médio e a
conjuntiva é úmida. O nariz é pontudo e a ponta tende a ser avermelhada.
Pessoas com constituição predominantemente pitta
têm metabolismo forte, boa digestão e apetite intenso. Gostam de bastante
comida e líquidos e tendem a adorar temperos picantes e bebidas frias. No
entanto, sua constituição é equilibrada por sabores doces, amargos e
adstringentes. O sono das pessoas pitta é profundo e de duração média. Produzem
grandes quantidades de urina e fezes, que tendem a ser amareladas, moles e
abundantes. Transpiram facilmente e suas mãos e pés se mantêm aquecidos. As
pessoas pitta têm menor tolerância à luz solar, ao calor e ao trabalho físico
pesado.
Mentalmente, os tipos pitta são alertas e
inteligentes, e possuem boa capacidade de compreensão. No entanto, são
facilmente agitados e agressivos, e tendem ao ódio, à raiva e ao ciúme quando
desequilibrados. No mundo externo, as pessoas pitta gostam de ser líderes e
planejadores e buscam prosperidade material. Gostam de exibir sua riqueza e
posses. Pessoas pitta tendem a ter doenças que envolvem o princípio do fogo,
como febres, doenças inflamatórias e icterícia. Os sintomas comuns incluem
erupções cutâneas, sensação de queimação, ulceração, febre, inflamações ou
irritações como conjuntivite, colite ou dor de garganta.
Como os atributos de pitta são oleoso, quente,
leve, móvel, dispersivo e líquido, o excesso de qualquer uma dessas qualidades
agrava pitta. O verão é uma época de calor, a estação pitta. Queimaduras
solares, hera venenosa, brotoeja e temperamentos explosivos são comuns. Esses
tipos de distúrbios pitta tendem a se acalmar à medida que o clima esfria. As
mudanças na dieta e no estilo de vida enfatizam o frescor — alimentos frescos,
evitar pimentas e especiarias (especialmente difícil para os habitantes do Novo
México) e climas frios. Pessoas com pitta excessivo precisam se exercitar nos
horários mais frescos do dia.
Considerações
dietéticas de Pitta
As diretrizes alimentares gerais para pacificar
pitta incluem evitar alimentos ácidos, salgados e picantes. O vegetarianismo é
a melhor opção para pessoas pitta, que devem evitar o consumo de carne, ovos,
álcool e sal. Para ajudar a acalmar sua agressividade e compulsividade
naturais, é benéfico incorporar alimentos e sabores doces, refrescantes e
amargos em suas dietas.
Cevada, arroz, aveia e trigo são bons grãos para
indivíduos com predominância pitta, e vegetais devem constituir uma parte
substancial de sua dieta. Tomates, rabanetes, pimentas, alho e cebolas cruas
devem ser evitados. Na verdade, qualquer vegetal muito ácido ou picante
agravará o pitta, mas a maioria dos outros vegetais ajudará a acalmá-lo.
Rabanetes daikon são depurativos para o fígado quando o pitta está em
equilíbrio, mas devem ser evitados em outros casos. Saladas e vegetais crus são
bons para indivíduos com predominância pitta na primavera e no verão, assim
como frutas doces. Frutas ácidas devem ser evitadas, com exceção do limão, que
deve ser consumido com moderação.
Alimentos de origem animal, especialmente frutos do
mar e ovos, devem ser consumidos com moderação por pessoas do grupo pitta.
Frango, peru, coelho e carne de veado são aceitáveis. Todas as leguminosas,
exceto lentilhas vermelhas e amarelas, são boas em pequenas quantidades, sendo
lentilhas pretas, grão-de-bico e feijão-mungo os melhores.
A maioria das nozes e sementes tem muito óleo e
esquenta muito para pitta. No entanto, o coco esfria e sementes de girassol e
abóbora são boas ocasionalmente. Pequenas quantidades de óleos de coco, oliva e
girassol também são boas para pitta.
Laticínios doces são bons e incluem leite, manteiga sem sal, ghee e queijos
macios e sem sal. Iogurte pode ser usado se for misturado com especiarias, um
pouco de adoçante e água. Na verdade, as pessoas que têm pitta podem usar um
adoçante melhor do que os outros dois doshas porque ele alivia pitta. No
entanto, eles devem evitar especiarias picantes, usando cardamomo, canela,
coentro, erva-doce e açafrão predominantemente, com pequenas quantidades de
cominho e pimenta-do-reino.
Café, álcool e tabaco devem ser completamente
evitados, embora uma cerveja ocasional possa ser relaxante para quem tem pitta.
Chá preto também pode ser consumido ocasionalmente com um pouco de leite e uma
pitada de cardamomo.
Diretrizes gerais para equilibrar pitta:
- Evite calor excessivo
- Evite o excesso de óleo
- Evite vapor excessivo
- Limite a ingestão de sal
- Coma alimentos refrescantes e não picantes
- Exercite-se durante a parte mais fria do dia
Kapha: A Energia
da Lubrificação
Descrição Geral
de Kapha
Os tipos Kapha são abençoados com força,
resistência e vigor. Em equilíbrio, tendem a ter disposições doces e amorosas,
além de serem estáveis e equilibrados. Sua pele é oleosa e lisa. Fisicamente,
as pessoas Kapha podem ganhar peso facilmente e têm um metabolismo lento. Elas
tendem a evitar exercícios. Têm pele grossa e seus corpos e músculos são bem
desenvolvidos. Seus olhos são grandes e atraentes, com cílios e sobrancelhas
grossos e longos. Pessoas Kapha evacuam lentamente e as fezes tendem a ser macias,
claras e oleosas. A transpiração é moderada. O sono é profundo e prolongado. Os
tipos Kapha são atraídos por alimentos doces, salgados e oleosos, mas suas
constituições são mais equilibradas por sabores amargos, adstringentes e
picantes.
Psicologicamente, pessoas kapha tendem a ser
calmas, tolerantes e compreensivas. No entanto, podem se tornar letárgicas.
Embora possam ser lentas para compreender, sua memória de longo prazo é
excelente. Quando desequilibradas, as kaphas tendem a experimentar ganância,
inveja, apego e possessividade. No mundo externo, as tendências kapha à
estabilidade, à estabilidade e ao apego as ajudam a ganhar e a reter dinheiro.
Eles são mais propensos a ter doenças relacionadas
ao princípio da água, como gripe, congestão nasal e outras doenças que afetam
as mucosas. Preguiça, excesso de peso, diabetes, retenção de líquidos e dores
de cabeça também são comuns. Kapha pode se agravar com a lua cheia, pois há uma
tendência à retenção de líquidos nesse período. O inverno é a época de maior
acúmulo de kapha, e seguir as mudanças alimentares e de estilo de vida para
equilibrar kapha é mais importante durante essa estação.
Considerações
dietéticas de Kapha
As diretrizes alimentares para pessoas kapha
enfatizam sabores amargos, adstringentes e picantes. Elas precisam de alimentos
que revigorem suas mentes e, ao mesmo tempo, limitem o consumo geral de
alimentos. Devem evitar laticínios e gorduras de qualquer tipo, especialmente
alimentos fritos ou gordurosos.
Pessoas com constituição predominantemente kapha
precisam de menos grãos do que as com constituição pitta ou vata, sendo trigo
sarraceno e painço (mais calor) os grãos ideais para elas, seguidos por cevada,
arroz e milho. Grãos torrados ou cozidos a seco são os melhores. Todos os
vegetais são bons para kapha, mas deve-se dar mais ênfase a folhas verdes e
vegetais cultivados acima do solo do que a vegetais de raiz, evitando vegetais
muito doces, azedos ou suculentos. Geralmente, pessoas kapha podem comer vegetais
crus, embora cozidos no vapor ou refogados sejam mais fáceis de digerir. Frutas
muito doces ou azedas devem ser evitadas, sendo preferíveis as frutas mais
adstringentes e ressecantes, como maçãs, damascos, cranberries, mangas,
pêssegos e peras.
Pessoas kapha raramente precisam de alimentos de
origem animal e, quando precisam, devem ser cozidos a seco — assados,
grelhados, tostados — nunca fritos. Podem comer frango, ovos, coelho, frutos do
mar e carne de veado. Como seus corpos não requerem grandes quantidades de
proteína, também não devem comer leguminosas em excesso, embora estas sejam
melhores para eles do que carne devido à falta de gordura. Feijão preto,
feijão-mungo, feijão-carioca e lentilhas vermelhas são os melhores para os
tipos kapha.
As qualidades pesadas de nozes e sementes agravam o
kapha, assim como o óleo contido nelas. Sementes de girassol e abóbora
ocasionalmente são aceitáveis. Óleos de amêndoa, milho, cártamo ou girassol
também podem ser usados em pequenas quantidades. O mesmo vale para
laticínios: em geral, pessoas kapha devem evitar as qualidades pesadas,
refrescantes e doces dos laticínios. Um pouco de ghee para cozinhar e um pouco
de leite de cabra são bons para os tipos kapha.
Como pessoas kapha devem evitar doces, o único
adoçante que devem usar é o mel cru, que é quente. No entanto, podem usar todos
os temperos, exceto sal, sendo gengibre e alho os mais indicados. Uma pessoa
cujo dosha dominante é kapha e que tem pouca influência dos outros dois doshas
pode se beneficiar do uso ocasional de estimulantes, como café e chá. Tabaco e
bebidas destiladas também não são tão prejudiciais a elas. No entanto, elas
realmente não precisam de álcool. Se optarem por álcool, o vinho é a melhor
escolha.
Diretrizes gerais para equilibrar kapha:
- Faça bastante exercício
- Evite alimentos pesados
- Mantenha-se ativo
- Evite laticínios
- Evite alimentos ou bebidas geladas
- Varie sua rotina
- Evite alimentos gordurosos e oleosos
- Coma alimentos leves e secos
- Sem cochilos durante o dia
Lembre-se de que seu progresso em direção ao
equilíbrio e à saúde é proporcional à sua adesão às diretrizes de dieta e
estilo de vida. Às vezes, velhos hábitos são difíceis de abandonar e suas
mudanças podem ser muito graduais, mas, para alcançar o progresso, elas
precisam ser feitas. Você é responsável pelo seu próprio ritmo de mudança.
Se você deseja aprender mais sobre Ayurveda,
recomendamos o livro de Vasant Lad, "Ayurveda: A Ciência da
Autocura", para uma compreensão conceitual de vata, pitta e
kapha. Para orientações e explicações sobre a abordagem ayurvédica à
alimentação e à cura, recomendamos também o livro de receitas de Usha e Vasant
Lad, " Cozinha Ayurvédica para Autocura" .
Copyright © 2006, Vasant Lad, Mestrado em Ciências
e Instituto Ayurvédico. Todos os direitos reservados.
Natural da Índia, atuou por três anos como Diretor
Médico do Hospital Ayurveda em Pune, Índia. Foi Professor de Clínica Médica na
Faculdade de Medicina Ayurvédica da Universidade de Pune por 15 anos. Possui
Bacharelado em Medicina e Cirurgia Ayurvédica (BAM&S) pela Universidade de
Pune e Mestrado em Ciências Ayurvédicas (MASc) pela Tilak Ayurved
Mahavidyalaya. Autor de inúmeros livros, Vasant Lad é respeitado em todo o
mundo por seu conhecimento de Ayurveda.
Fonte: https://ayurveda.com/ayurveda-a-brief-introduction-and-guide/
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