TÉCNICA SIMPLES PARA CORREÇÃO DAS VÁLVULAS INTESTINAIS
Mau funcionamento das Válvulas Ileocecal e Houston pode explicar seus problemas intestinais. E outros problemas também. Saiba o que fazer.

Você já ouviu falar das válvulas Ileocecal e Houston?
A válvula íleocecal, situada do lado direito do abdômen, é feita de dois conjuntos de músculos que agem como uma porta entre os intestinos delgado (ID) e grosso (IG). Localiza-se a meio caminho entre o umbigo e a espinha Ilíaca Superior Anterior, na saliência lateral do osso frontal da bacia, e está entre a última porção do ID, no íleo, e a primeira do IG, o ceco, daí o nome válvula íleocecal. A localização dela é na mesma região do apêndice. Essa válvula tem duas importantes funções. Ao se fechar, evita o retorno do conteúdo fecal e todos os resíduos tóxicos do cólon para o Intestino Delgado e também impedir que o material passe do ID para o IG antes do processo de digestão e absorção estarem concluídos. Além disso,quando a válvula fica desregulada e se mantém fechada, o alimento não tem como passar do ID para o IG, causando constipação e outras consequências. Por outro lado, se a válvula permanece aberta pode haver refluxo do material do IG para o ID, favorecendo a passagem de toxinas do cólon para o intestino delgado, onde acabam sendo absorvidas, ambiente perfeito para proliferação de bactérias e parasitas. Isso coloca o organismo sob o risco de auto intoxicação.
A válvula Houston, segundo o Dr. Houston, está do lado esquerdo do abdômen, separa duas regiões do intestino, entre o cólon descendente e o reto. Nota-se que, no sentido exato da palavra, a válvula Houston não existe fisicamente, uma vez que o funcionamento é feito pelos últimos anéis do sigmóide. Está localizada de modo semelhante a anterior, porém do lado esquerdo. Essa válvula aberta resulta em diarreia e fezes soltas, podendo levar à desidratação. Ela fechada simplesmente impede a saída do material fecal causando ressecamento das fezes e constipação.
Por isso é importante a harmonia entre o movimento de abrir e fechar das válvulas, que respondem a um estímulo chamado gastrocólico, mas que pode estar desregulado, podendo acarretar na demora na passagem do material pelos intestinos, sensação de má digestão, retorno para o estômago de gases resultantes da decomposição do bolo fecal, constipação ou em diarreia. Estas válvulas podem estar abertas ou fechadas demais. A condição do excesso de abertura refere-se à válvula flácida, incapaz de fechar completamente, e a condição fechada refere-se a músculos da válvula espásticos, ou tensos demais.
Mas é muito bom saber que procedimentos simples podem regular o funcionamento dessas válvulas em casos súbitos de constipação ou diarreia, e livrar você desse desconforto.
Seja prisão de ventre ou diarreia, esse conjunto de correções faz o ajuste, tanto para a disfunção de abertura quanto de fechamento das válvulas.

Não que eu deseje que você tenha uma diarreia daquelas, um desconforto físico ou fadiga inesperada, mas se você tiver repita duas a 3 vezes essas sequências. Você vai se surpreender como estas simples técnicas podem livrar você de um grande desconforto simplesmente regulando o movimento de abrir e fechar das válvulas intestinais.
Se você tem problemas no intestino com frequência, procure um profissional. O mau funcionamento das válvulas pode ser decorrência de estresse físico e emocional, choque repentino, má alimentação, alergias e intolerâncias alimentares, excesso de açúcar e estimulantes, como o álcool, desequilíbrio da flora intestinal, não atender às necessidades de evacuação, vírus e bactérias estomacais, desalinhamento estrutural e pode ser um sintoma de problemas graves.
Além disso, o mau funcionamento dessas válvulas pode causar muitos sintomas que você nem imagina:
- Dor que se assemelha à bursite nos ombros
- Tontura
- Náuseas
- Zumbido no ouvido
- Dor nas articulações do quadril
- Dor no peito
- Infecção no sinus / sinusite recorrente
- Dor lombar
Não ignore os sinais de seu corpo de que algo não vai bem e consulte um profissional de sua confiança.
E, para finalizar, encontre maneiras de conduzir sua vida de maneira mais equilibrada e harmoniosa. Incrível como isso faz diferença na saúde intestinal. Afinal, quem quer viver enfezado?
Inscreva-se no blog para receber em seu email práticas de meditação, yoga e cuidados com a saúde.
Se você gostou deste conteúdo, compartilhe e deixe seu comentário. Vou adorar saber sua opinião. Muito obrigada!!!
© Elaine Silveira, unicidade.org, 2016. É proibido o uso não autorizado e / ou duplicação deste material sem a permissão expressa e por escrito da autora deste site. Trechos e links podem ser utilizados, desde que o crédito seja claro e dado à Elaine Silveira, unicidade.org, com direção adequada e específica para o conteúdo original.
Comentários
Postar um comentário