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A palavra yoga vem da raiz sânscrita yuj que significa  atrelar, unir, juntar. É um ensinamento prático e científico que inclui um  sistema de exercícios que visam o controle físico e mental, além de proporcionar  bem-estar, com o objetivo de realizar a união do espírito humano com o Espírito  Universal. Seria então a união do ser individual  (jivatman) ao Ser  Supremo (paratman).   
 
 
"Yoga chitta vritti  nirodha" (Yoga-Sutra I.2) "Yoga é a cessação (nirodha) dos vórtices (vrittis) da substância  mental (chitta)".
 
     O Yoga tem por objetivo promover condições  mentais indispensáveis para que chitta (a substância mental) cesse todos  os seus movimentos, os quais impedem o Eu Supremo (Purusha) de alcançar  sua verdadeira natureza. A mente oscilante é o grande obstáculo à percepção do  Eu Real. Segundo o Vedanta, este Eu é a base de tudo o que existe e sem esse Eu,  que é consciência, a mente não seria possível, mas a mente não é real e encobre  o Eu. Por essa razão o Yoga tem por objetivo interromper esse fluxo de  pensamento e a identificação com a mente, percebendo assim a base da mente que é  a consciência e alcançar o Samadhi (união, êxtase,  superconsciência).   
     O Yoga  foi codificado por Patanjali no texto conhecido como Yoga Sutra, que  ensina o Ashtanga Yoga (Yoga dos oito - ashta - membros - anga) ou Raja Yoga (Yoga Real). Patañjali expõe o conhecimento nos quatro  capítulos de seu Yoga Sutra. Eles são:
 1) Samadhi-pada, que estuda o conceito e  as técnicas mais elevadas do Yoga;
 2) Sadhana-pada, que expõe o caminho geral que deve ser  seguido pelo yogue, apresentando o conhecimento dos kleshas (obstáculos  que sujeitam a mente e geram o sofrimento), e propõe as etapas iniciais  (bahiranga) do método;           .
 3) Vibhuti-pada, que ensina as etapas  últimas (antaranga) do método, e sobre as perfeições (siddhis) ou  poderes extraordinários que daí resultam;
 4) Kaivalya-pada, que trata dos  problemas essenciais da filosofia, da natureza da mente e da libertação  espiritual do yogue.
   
O Yoga  Sutra explica também os 8 membros (angas) do Yoga de Patanjali que  são: • Yamas  (regras de conduta do homem com a sociedade)
 • Niyamas (regras de conduta interna do  homem com ele mesmo)
 • Asanas (exercícios físicos)
 • Pranayama (exercícios respiratórios)
 • Pratyahara (abstração e  interiorização dos sentidos)
 • Dharana (concentração da mente)
 • Dhyana (meditação)
 • Samadhi (estado em que se  destruiu a ignorância sobre nossa verdadeira natureza).
   
     Yoga é um estado  mental de supra-consciência onde o seu eu individual é dissolvido na  "consciência cósmica". O individuo passa a ser o observador, o objeto observado  e a consciência sobre a observação. Tudo passa a ser uma coisa só. A mudança não  ocorre de um dia para o outro, requer desenvolvimento, aprimoramento, prática  regular e constante.  Há vários caminhos no Yoga, adequados ao temperamento de cada  praticante: Karma-Yoga, Bhakti-Yoga, Jñana-Yoga, Hatha-Yoga, Kriya-Yoga,  Laya-Yoga, Kundalini-Yoga, Raja-Yoga e muitos outros caminhos e  derivações.
 
 Hatha Yoga
 É o tipo de Yoga mais conhecido e  difundido no ocidente por ser um Yoga vigoroso, de natureza principalmente  física, que tem como base principal o uso de asanas, mudras e bandhas, bem como exercícios de respiração (pranayama) para  preparar o corpo e desobstruir o sistema nervoso. Seus objetivos estão  relacionados com o bem-estar físico e a saúde, beneficiando todo o sistema  biológico, visando um desenvolvimento harmônico do corpo-mente e  alma.
   
     A palavra Hatha significa a união entre “Ha” e “Tha”, isto é, o Sol e a Lua. Uma  das forças vitais, o prana, é conhecido pelo nome do Sol, e outra das  forças vitais, apana pelo nome da Lua. Em tal sentido, Hatha-Yoga  expressa a união do Prana com o Apana. Isso possibilita adquirir  um controle sobre si mesmo, perfeita concentração mental e desenvolvimento das  potencialidades físicas e psíquicos. Numa etapa avançada, a prática de Hatha  Yoga leva ao Raja-Yoga e ajuda o praticante a entrar em comunhão consciente com  o divino, mediante o Samadhi, a desligar-se do domínio das forças da natureza  (gunas), e alcançar Kaivalya, ou liberação.  
Kriya  Yoga Kriya-Yoga é uma ciência antiqüíssima. Os antigos iogues descobriram que o  segredo da consciência cósmica se liga intimamente ao domínio da respiração.  Esta é uma contribuição sem par, e imortal, da Índia, ao tesouro de conhecimento  do mundo.
 
   
     Nesse yoga o  praticante executa uma seqüência definida de técnicas fornecida por um guru. São praticas (kriyas) muito potentes. É o Yoga para quem  realmente quer "transcender". O sistema consiste em técnicas yóguicas que  aceleram o desenvolvimento espiritual e ajudam a alcançar um profundo estado de  tranquilidade e comunicação com o divino. Kriya Yoga é um método simples,  psicofisiológico, pelo qual o sangue humano se descarboniza e volta a  oxigenar-se. Os átomos deste extra-oxigênio transmutam-se em corrente vital para  rejuvenescer o cérebro e os centros da espinha.    
     O Kriya Yogi  dirige mentalmente sua energia vital para cima e para baixo, a fim de fazê-la  girar em torno dos seis centros espinhais (plexos medular, cervical, dorsal,  lombar, sacro e coccígeo) purificando todos os nadis e chakras.  Esta antiga técnica iogue converte a respiração em substância  espiritual.  
Bhakti  Yoga  É  o caminho do Yoga Devocional, do amor à divindade. A palavra Bhakti  origina-se da raiz “bhaj”, tendo a intenção de “ligar a Deus”. Bhajan, adoração, Bhakti, Anurag, Prema, Priti, Suddha Prema, são considerados sinônimos. Bhakti é o amor  divino (prema), sem pedir nada, sem nenhum desejo de  recompensa.
 Através de Bhakti Yoga, do caminho de Prema ou Amor, através de sua  devoção, sentimento, emoção, oração, fé, adoração, o praticante conecta seu  coração a Deus. Bhakti é o supremo amor por Deus. É uma chuva espontânea de Prem  em direção ao Amado. É uma ação pura, livre de egoísmo, plena de amor divino, e  não há nenhum tipo de negociação ou expectativa de qualquer coisa e tampouco  medo.
 
   
     Na tradição  indiana, o praticante do Bhakti Yoga se dedica à divindade com a qual tem maior  afinidade, que pode ser masculina ou feminina.  Bhakti está geralmente associado ao  Karma-Yoga (ver abaixo), que se desenvolve o amor ao próximo, a caridade e a  reconciliação através da prestação de serviços altruísticos. A vivência destes  elevados propósitos conduz o praticante à libertação.
 
Karma  Yoga Karma Yoga, ou Yoga da Ação é a Yoga do reto agir, é a consagração de todas  ações e de seus resultados, de todas as suas atividades diárias para o divino. É  a execução destas ações de forma consciente e enfatizando a união com o Divino  em tudo, removendo o apego, permanecendo sempre equilibrado, no sucesso ou no  insucesso. Esse processo purifica o coração e prepara o Antakharana (o coração e  a mente) para a recepção da Divina Luz, ou obtenção do conhecimento do Ser. O  ponto importante é este: serviço para a humanidade sem qualquer apego ou  egoísmo. Os praticantes desse tipo de Yoga procuram atuar corretamente no mundo,  tanto nas coisas materiais como espirituais, são pessoas de natureza  altruísta.
 
   
 
Kundalini  Yoga  Segundo Swami Sivananda, Kundalini yoga é o yoga com ênfase em asanas e canto de  mantras para elevar Kundaliní do primeiro para o sétimo chakra, situado no alto  da cabeça.
 É  praticado pelos estudantes com a finalidade de despertar a Kundalini, ou energia  primordial da Shakti, que se encontra numa cavidade triangular chamada  "triângulo celestial" (trikona) no Chakra básico (Muladhara), em  estado potencial ou adormecido  e conduzi-la pelo canal principal  (sushumna) até o Sahasrara Chakra, e assim a Shakti  se une com o Senhor  Shiva no topo da cabeça.
 
   
     O Yogi abre a  boca de sushumna mediante o Pranayama, os Bhandas e os Mudras, e desperta  a Kundalini adormecida. A Kundalini não permanece muito tempo no Saharara, pois  sua permanência depende do grau de pureza do Sadhana, da fortaleza espiritual e  introspectiva do praticante de Yoga. Muitos estudantes não passam além dos  Chakras inferiores e, por tal razão, não prosseguem em seus intentos de alcançar  o Sahasrara.    Swami Sivananda diz que a mente, o Prana,  o Jiva e a Kundalini se movem em conjunto até o alto. Em suma, o praticante  demandará ajuda introspectiva, quando se move de Chakra em Chakra; em tal estado  uma voz misteriosa, um força mais misteriosa ainda, o guiarão em cada passo.  Será necessário em cada caso possuir uma fé perfeita e equilibrada na Divina  Mãe. Ela é quem guia o Sadhaka. É ela que conduz seu filho de Chakra em Chakra.  Sintamos seu caloroso abraço. Sintamos sua Graça em cada passo. Falemos como se  fôssemos crianças. Abramos-lhe plenamente nossos corações. Sejamos simples e  cândidos. Digamos-lhe fervorosamente: “Mãe Divina, eu sou Teu; Tu és meu único  refúgio e sustentação. Protege-me; Tem piedade de mim”. Todas nossas dúvidas se dissiparão com o  conjuro de nossas preces. Sem a Sua graça nos resultará impossível avançar,  ainda que seja uma polegada, no sendeiro do Shushumna, até o Sahasrara que  quando ascende, inunda os Chakras com o néctar da refulgência.
 A intrepidez, o imperturbável  estado mental, a ausência de paixão e desejos, a constante introspecção, a  concentração, a felicidade espiritual, paz, íntima fortaleza, discriminação, o  equilíbrio e ajuste da mente, a inquebrantável fé na existência do Senhor  Supremo (Ishvara), devoção, firmeza mental, domínio dos Asanas, pureza, as  ânsias infinitas de liberação, misericórdia, doce voz, brilho nos olhos, serão  os sinais indicadores do despertar de Kundalini, e que o Sushumna perfurou o  Chakra Muladhara. Quanto mais ascende esta força, tanto mais forte será a  experiência espiritual, e a evidência das qualidades e dos sinais de tão sublime  despertar.
 
  A  Kundalini, em última instância, se une com seu Senhor Parama Shiva e é então  quando o Nirvikalpa Samadhi tem lugar. É neste momento quando o Yogi alcança a  Liberação e o mais elevado conhecimento e felicidade.Jñana  Yoga É  um sistema de yoga que busca a comunhão com o divino pela via do conhecimento da  Verdade e da Sabedoria. Jñana é obtido pelo intermédio do Conhecimento do  Ser.
 
 
  Após adquirir  instrução teórica, o praticante busca conhecer a verdade diretamente por meio da  experiência intuitiva, cortando o véu da ignorância pela meditação no Ser. Seus  métodos, através de questionamento (vichara), discernimento  (viveka), reflexão, análise, investigação, austeridades, ética de  conduta, estudos e da meditação, tem como meta a compreensão da Divindade, da  Sua manifestação cósmica. Então o praticante irá brilhar em sua pureza e  Divindade.Tantra  Yoga É  um caminho ligado ao domínio das energias latentes do ser humano, que também  desperta o chamado "fogo sagrado" (a kundalini), ou a "serpente que jaz  adormecida" no cóccix. O Tantra Yoga coloca ênfase especial no desenvolvimento  dos poderes latentes nos seis Chakras, do Muladhara ao Ajña. O Kundalini Yoga  pertence ao Sadhana Tântrico, o qual fornece uma detalhada descrição sobre o  poder serpentino e os Chakras (plexos). O Sadhana Tântrico desperta Kundalini, e  faz com que ela se una com o Senhor Sadashiva, no Sahasrara Chakra. O método  adotado para alcançar este fim no Sadhana Tântrico é a repetição (japa)  de mantras como o Nome da Grande Deusa e vários rituais.
 
 
  O Tantra, em  alguns dos seus aspectos, é uma doutrina secreta, é um Gupta Vidya. Você  não poderá aprender sobre esses aspectos do estudo de livros. Você precisará  adquirir o conhecimento e a prática de um Tantrika prático, o mestre Tântrico, e  de Gurus que possuem a chave para isto. O estudante tântrico deve doar-se com  pureza, fé, devoção, dedicação ao Guru, com ausência de paixão, humildade,  coragem, amor cósmico, honestidade, contentamento, e sem cobiça. A ausência  destas qualidades no praticante significa um grosso e mau uso do  Shaktismo. Laya  Yoga O  Laya Yoga, segundo Swami Sivananda, é também um tipo de Kundalini Yoga. "É o  processo de transmutar a energia física em luz (ojas). A consciência  humana é levada através de graus diferentes de percepção até que se una ao  Absoluto". Trata-se de uma modalidade de controle da natureza mental, partindo  do pressuposto que se podem dominar as funções físicas e psíquicas e, assim,  eliminar todos os bloqueios e barreiras no caminho espiritual.
 
 
  A sua prática  implica em pranayamas e bhandhas. Apenas o praticante pode sentir seus efeitos.  O praticante desta técnica geralmente encontra-se sentado. Isso levou muitos  livros a sugerirem que a postura sentada seja a melhor maneira de se praticar  Yoga - imagem que se transformou no estereótipo ocidental do praticante de Yoga.  Essa técnica consiste em práticas de respiração para eliminar as desarmonias  físico-psíquicas, dominar o corpo físico, permitir ao Espírito Divino, que está  eternamente unido ao ser, manifestar-se.Raja  Yoga O  Raja Yoga, Dhyana Yoga,  "Yoga real" ou "união real", é um dos caminhos do yoga  que se utiliza do domínio interno das atividades mentais, portanto é voltada  para pessoas que tenham uma tendência à meditação. Através do Raja Yoga, pela  reta-ação da mente, tornando-a introvertida, controlando e superando sua  natureza e tornando-a estável, concentrando-a e meditando, o praticante  atravessa o véu da ignorância e atinge a iluminação.
 
 
  É considerada a  síntese dos Yogas. Seu objetivo é a comunhão com o Divino, através da prática da  meditação, conduta ética, serviço impessoal no mundo e veracidade. Nela estão  incluídos os sistemas Karma (reta ação), Jñana (sabedoria) e Bhakti (amor). A  prática do Raja Yoga consiste em pranayamas (controle do alento), irradiação de  amor universal, namaskara (rendição total e irrestrita a Deus) e a compreensão  do bhavana (conceito da Unidade Divina). A meditação proporciona ao praticante o  despertar das potencialidades latentes e divinas do  ser. 
 Fonte:http://www.shri-yoga-devi.org/yoga.html
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