MENOPAUSA: COMO OS ÓLEOS ESSENCIAIS PODEM AJUDAR A AMENIZAR OS SINTOMAS

  

Mulher relaxando em um campo de lavanda (Foto: Reprodução Getty Images)

Mulher relaxando em um campo de lavanda (Foto: Reprodução Getty Images)

Menopausa: como os óleos essenciais podem ajudar a amenizar os sintomas

Segundo especialistas, com a ajuda dos óleos essenciais é possível minimizar os sintomas da menopausa de forma natural e sem efeitos colaterais; entenda

Quando se fala em menopausa, algumas das primeiras coisas que nos vêm à mente são os calores, a perda de libido e o ressecamento – sintomas reais das alterações hormonais vividas. "A menopausa é caracterizada pela parada de menstruação por mais de um ano. A idade média que a mulher entra na menopausa no Brasil é em torno dos 49/50 anos, e é considerada precoce quando abaixo dos 40 anos", explica a ginecologista Juliana Sperandio. 

Segundo a médica, o climatério é a fase de transição entre o período em que a mulher menstrua, para a menopausa. "Os sintomas podem variar muito de mulher para mulher e de acordo com características pessoais. Os mais frequentes são os “fogachos” - famosos calorões frequentemente noturnos, que iniciam no tórax e sobem para a cabeça, acompanhado de aumento dos batimentos cardíacos e seguido de frio - , alterações de humor, fadiga, alterações sono, perda de libido, dores no corpo e ressecamento vaginal", diz. 

No entanto, assim como a menstruação, a fase não precisa ser vista como algo negativo e nem vivida com sentimentos de dor e sofrimento. Além de ressignificar o ciclo, como algumas mulheres têm feito, olhando positivamente para outros pontos que também são parte do fenômeno, como o o fim da menstruação e da possibilidade de engravidar, é possível lançar mão de terapias complementares que trazem sensação de conforto, bem-estar e acolhimento, como a aromaterapia.  

"Temos que lembrar que a mulher sofre transformações nesta fase que vão além da queda hormonal, ocorrem alterações do corpo, ressignificação do papel social, do senso de feminilidade e da vida daquela mulher. Por isto, alguns ajustes do estilo de vida e terapias integrativas e complementares (que são chamadas de “ alternativas”) podem auxiliar muito para que esta transição ocorra de forma mais leve!", diz Juliana.

Para Márcia Rissato, terapeuta floral e aromaterapeuta à frente da Mona´s Flower, os óleos essenciais podem ser grandes aliados. "A fase da menopausa traz uma diversidade de mudanças. Através dos óleos essenciais é possível minimizar os sintomas da menopausa de forma natural e sem efeitos colaterais. Coloque as gotas no difusor de ambiente com água e deixe invadir o ambiente ou utilize na auto massagem - a planta dos pés e poderosa porta de entrada para a ação terapêutica dos óleos essenciais - sempre diluídos em óleo vegetal ou creme neutro", indica.

Confira a seguir opções certeiras para incluir na rotina de acordo com os sintomas mais comuns:

Sensação de calor

Óleo essencial de Camomila - na aromaterapia, este óleo essencial é para tratar estados mentais de depressão e ansiedade, devido as suas propriedades calmantes. Na menopausa, a erva reduz os fogachos e irritabilidade.

Óleo essencial de Gerânio -  considerado um dos óleos essenciais mais femininos , junto com óleo essencial de rosa, atua como um potente regulador hormonal natural. "Dessa forma, ele é capaz de trabalhar as emoções durante a menopausa, melhorando o humor e afastando a depressão", diz. Além disso, o óleo essencial de Gerânio também é eficaz no combate ao ressecamento da pele, já que hidrata e traz viço. Use diluído em óleo vegetal ou creme de base neutra.

Óleo essencial de lavanda - tem em sua composição química o acetato de linalila que tem ação sedativa no sistema nervoso central trazendo relaxamento profundo abaixando o hormônio do estresse e controlando sudorese.

Dor de cabeça 

óleo essencial hortelã pimenta alivia a dor de cabeça , proporciona  relaxamento  tem a capacidade de melhorar a circulação, acalmar o intestino e relaxar os músculos. "Todas essas propriedades ajudam reduzir as dores de cabeça."

Diminuição da libido




Óleo Essencial De Ylang Ylang: é amplamente utilizado como afrodisíaco em todo o mundo da aromaterapia e é um dos melhores óleos essenciais para o sexo. "Afinal, seu aroma floral suave é atraente para quase todos".

Óleo Essencial De Sândalo: possui aroma balsâmico, quente, exótico, sedutor e altamente relaxante. "Utilizer em massagem ou difusor elétrico".

Fadiga e insônia 



"O óleo essencial de alecrim oxigena o organismo, ativa a memória e trata estados de esgotamento mental. Já o óleo essencial de lavanda é altamente relaxante e sedativo, assim como o óleo essencial de cedro".

Fonte:https://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2020/09/menopausa-como-os-oleos-essenciais-podem-ajudar-amenizar-os-sintomas.html


Comentários