O PROCESSO DE INDIVIDUAÇÃO SEGUNDO CARL JUNG

Imagem relacionada

O processo de individuação segundo Carl Jung

Carl Jung achava que cada pessoa é única e singular e que, portanto, tem um destino exclusivo. Para alcançá-lo, permitir-nos fazer parte desse horizonte distintivo para cada um de nós, requer, de acordo com essa abordagem, dar forma a um processo de individuação. Seria essencialmente despertar nosso potencial individual e consciência, superar a resistência e alcançar a liberdade sem o fardo do medo.
Essa ideia, que por si só não deixa de ser evocativa, pode certamente nos lembrar de muitos programas, livros e cursos que geralmente são dados para promover nosso desenvolvimento pessoal. No entanto, para quem conhece o trabalho de Carl Jung, saberá que, com sua teoria da personalidade humana, ele quis dizer outra coisa. Assim, o que ele definiu como principium individuationis engloba não apenas o aspecto psicológico, mas também refere-se ao desenvolvimento espiritual e filosófico.
Para se tornar pessoa, uma entidade rica emocional e intelectualmente, indivisível e plena requer, de acordo com a psicologia analítica, um processo que satisfaça mais necessidades do que as básicas. É explorar a nós mesmos, é permitir que o inconsciente surja no mundo consciente, envolve aprender a lidar com as nossas sombras e descobrir nossos autênticos interesses pessoais.
É uma jornada de conhecimento não sem dificuldades, tudo deve ser dito. É dar o passo corajoso de integrar todas essas partes, por vezes soltas ou desconhecidas, da nossa personalidade para formar uma psique forte, um eu luminoso que nos permita ser felizes, livres, autênticos …
“A pessoa não alcança a iluminação fantasiando sobre a luz, mas tornando as trevas conscientes … o que não se torna consciente se manifesta em nossas vidas como destino.”
-Carl Jung-


Imagem relacionada

Processo de individuação, chave para o bem-estar e realização pessoal

Murray Stein é um dos psicoterapeutas junguianos mais conhecidos atualmente . Se há algo pelo qual esse palestrante e herdeiro das teorias de Jung é conhecido, é por suas contínuas contribuições para o conceito do processo de individuação. De fato, um de seus livros mais destacados é O Princípio da Individuação: Rumo ao Desenvolvimento da Consciência Humana.
Falamos de um texto simples, assim como prático, para entender algo muito básico. A individuação é fundamental em nosso processo de vida. Supõe, acima de tudo, deixar de lado muitos desses esquemas condicionantes e disfuncionais que a sociedade muitas vezes nos impõe e que em última análise limitam nossa liberdade e também nosso bem-estar. Todos nós temos um potencial latente, no entanto, a nossa educação, o ambiente social e até mesmo os medos inculcados podem vetar esse despertar.
De acordo com Carl Jung, cada um de nós tem um “programa genético” que se desenvolverá apenas se as condições certas forem atendidas. Ter um ambiente familiar afetuoso, com uma educação destinada a despertar nossas habilidades e competências, e ser capaz de nos ver como seres individuais com suas próprias necessidades e aspirações únicas, sem dúvida favorecerá esse objetivo: formar uma personalidade forte, valiosa e distinta. .
Resultado de imagem para O processo de individuação segundo Carl Jung

Como favorecer o processo de individuação

O processo de individuação tem sido estudado por décadas por cada uma das abordagens da psicologia moderna. Assim, dentro das teorias cognitivas, é estabelecido, por exemplo, que a autoconsciência e a exploração do self devem ocorrer durante a adolescência. De fato, um estudo realizado na Universidade de Tel Aviv, Israel e publicado no Journal of Adolescence, explicou como os jovens geralmente enfrentam esse estágio decisivo na construção de sua identidade e personalidade.
Agora, dentro da psicologia analítica de Jung, supõe-se que o ser humano pode ficar praticamente toda a sua vida sem ter passado por esse processo de individuação. É então que problemas comuns, como falta de auto-estima, determinação, crises pessoais e de casal, problemas de trabalho e distúrbios psicológicos tão comuns quanto ansiedade e depressão, geralmente surgem.
Definir quem somos e o que queremos é encontrar a harmonia interior. É nos sentirmos como um todo bem integrado, diferenciado do mundo, mas que por sua vez participa dele e de suas dinâmicas, mudanças e movimentos. Estamos diante de um princípio de saúde e bem-estar que merece nossa atenção. Vejamos, portanto, o que devemos fazer de acordo com Jung para favorecer esse processo de individuação.

Imagem relacionada

Desenvolvimento da consciência

Carl Jung explicou que chega um momento na vida de cada pessoa em que percebemos algo. Somos algo mais do que o nosso corpo, algo mais do que tudo que nos rodeia, muito mais do que o que temos e até das pessoas que compõem a nossa vida. Nosso ser é uma entidade que vai além da nossa nacionalidade e tudo o que vivemos. É nesse momento em que nosso olhar deixa de olhar para fora, para fazer essa necessária jornada interior para nos conhecermos, para nos tornarmos conscientes de quem realmente somos e do que queremos.
Esse caminho para o despertar da consciência e da individuação requer, por sua vez, alguns aspectos que veremos abaixo.

Imagem relacionada

A tensão dos opostos

Por um lado está o que os outros esperam de você e do outro, o que você quer ser ou fazer. Por um lado, há tudo em que você acredita, você vê e sente e em outro lugar estão suas sombras, aquela área inconsciente que você não ousa passar. Jung falou que, nessa jornada em direção à individuação, somos forçados a experimentar a tensão dos opostos, do yin e do jang onde estão as luzes e as sombras, nossa parte feminina e masculina, nossos medos e desejos …
Longe de suprimir algumas áreas e iluminar outras, o objetivo será aceitá-las (seja para modificá-las ou integrá-las). Para criar um eu forte, você deve estar ciente de todas essas luzes e dessas sombras e aceitá-las. Assim, apesar de nossas contradições, o equilíbrio não é apenas possível, mas também desejável.

Imaginação ativa

Uma maneira de “acordar” nossa parte sonolenta é estimular nossa criatividade. Jung propôs em seus dias a imaginação ativa como um meio de fazer contato com esse eu espontâneo, livre e dinâmico que nos permite canalizar emoções, idéias, pensamentos e sensações.
Assim, atividades como dança, escrita, desenho, pintura, teatro, música ou brincadeira também nos ajudam a deixar de fora partes de nós mesmos que ainda não conhecíamos. É fazer uma ponte de arte para que as sombras, luzes e desejos mais profundos também saiam …
Para concluir, o processo de individuação é sempre um investimento rentável. Não é algo a negligenciar ou fazer em um momento específico e aí está. Em qualquer circunstância, temos o direito de agir como seres individuais, fortes na identidade, firmes na determinação, fortes no amor próprio e com fé nos nossos sonhos, ideais e valores.Vamos colocar isso em prática. As lições e pensamentos de Carl Jung nunca saem de moda.
Artigo escrito por Valeria Sabater do site La mente es Maravillosa

Resultado de imagem para O processo de individuação segundo Carl Jung
Fonte:https://www.pensarcontemporaneo.com/o-processo-de-individuacao-segundo-carl-jung/

Imagem relacionada

Comentários