CHI KUNG(QIGONG),O AUXILIAR ENERGÉTICO PRECIOSO PARA MEDITADORES

Chi Kung (Qigong), o auxiliar energético precioso para meditadores


Quando meditamos, se o bem formos, nossa mente está calma. Nossa mente geralmente é comparada a um lago cujas águas são turbulentas em tempestades eternas. A meditação representa a bonança que acalma as águas.

É então que os processos cármicos do nosso inconsciente vêem a superfície da água, manifestando-se. É natural que apareçam emoções de profunda tristeza, raiva, etc.Tudo isso tem origem em outras experiências passadas que moldaram nosso ego.

Até que possamos alcançar a essência e a compreensão da mente, que vejo como uma cascata de luz pura, sem começo nem fim, devemos limpar a mente para manter a sanidade. 

Muitas pessoas envolvidas com disciplinas espirituais concentram sua atenção na iluminação, e nesse processo eles praticam austeridades que ferem seus corpos e agitam suas mentes. Eles tentam treinar as mais altas disciplinas espirituais sem primeiro resolver os blocos de energia em seus corpos físicos e emocionais. Essa abordagem pode causar o equivalente a um curto-circuito em seus sistemas porque certas práticas espirituais podem gerar mais energia do que seus corpos e mentes podem lidar.

Chi Kung ou Qigong é uma excelente prática de preparação para qualquer meditação.Pode ajudar a acalmar a mente agitada e suas emoções negativas, fortalecer os nervos, desbloquear e tornar a energia mais clara e, acima de tudo, torná-la mais saudável.

Como começar a prática de Chi Kung?

Eu falo da minha própria experiência modesta ...

Eu acredito que é necessário entender que esse sistema de movimento energético precisa de uma mente treinada no controle da respiração e que Vinyasa yoga seja uma boa base, mas também da manifestação da presença, que é verificada para quem pratica a meditação.

Além disso, o que me levou ao Qigong foi uma necessidade gerada pela prática da meditação. Não só permaneci uma "cadela" completamente imobilizada, por longos períodos de tempo, mas percebi que precisava mover a energia que soltei durante a meditação. O Yoga não estava sendo eficaz porque faltava a intenção mental de percepção energética e ficava com mais e mais contaminação mental.

Acabei percebendo que meu caso não era o único quando eu li a lenda de Boddhidharma, o 28º Patriarca no linhagem do Budismo Mahayana e o "inventor" da série Yi Jin Jing (apropriado para aquele que medita). 

No entanto, eu decidi começar a entender e internalizar o movimento de Chi e, em primeiro lugar, vi filmes de dois mestres de Qigong que, embora de linhagens diferentes me ensinaram muito.


e


Por sinal, recomendo assistir a mais vídeos de Ke Wen, se eles conhecem francês, porque são muito úteis.

Meu guia foi o site espanhol Qigong Barcelona Institute , graças a ele, consegui me orientar e baseio muitas das explicações escritas dos sistemas Qigong em traduções do original.


Existe algum pré-requisito para praticar Qigong?

Não faça

Claro que se estamos acostumados a fazer yoga, pilates, tai chi chuan, etc., é mais fácil ... Isso é evidente.

Se você sabe, também, quais meridianos são e algo sobre filosofia taoísta ou Yoga é melhor ... o treinamento é mais suave.

No entanto, há algum "deve saber" inicial que dê muito estilo:

Os 3 Dantian: por favor, veja os três tesouros da vida

Existe um ótimo centro de energia que é o Hara e é por isso que o Chi desenvolve ...

Podemos associá-lo à associação do chakra da raiz com o chakra esplênico enquanto os taoístas, ao terem desenvolvido o sistema de meridianos, chamam-no de Dantian inferior e consideram que a energia é chamada Jing ... no meio de Dantian, o chakra plexo solar e chakra do coração, é que a energia Yang combina com a energia Yin e forma o Chi. Movendo-se mais alto, na área da cabeça - laringe, chakra frontal e coronário - temos o Dantian superior e a energia é chamada Shen. Essa energia pode ser fortalecida com boa circulação de Qui.

A respiração é sempre : inspirar movimentos para cima e para dentro e expirar para fora e para baixo porque a expiração irá limpar o Chi enquanto a inspiração irá mover o Chi bom para onde o direcionamos.
A prática sempre deve terminar quando começou: com as mãos no Dantian inferior.


Qigong Systems


Vários sistemas são realmente mais de 100 que foram revistos pela China Qigong Associação de Saúde através de um método rigoroso de análise e investigação.

Estima-se que, na China, existem mais de 100 sistemas Qigong. Eles podem ser ordenados por uma corrente filosófica, isto é, Taoísta, Budista ou Tibetana; por escola médica ou marcial; em interno ou externo; em estática ou dinâmica.

Cada autor tenta organizar e classificar a diversidade de estilos, uma tarefa árdua e difícil, já que, cada vez mais, as categorias se sobrepõem.


Sistemas dinâmicos

Nos sistemas Qigong dinâmicos , a atenção e a intenção mental são centradas nos membros, braços e pernas, nas quais são exercidas tensões e tensões suaves, o que aumenta o potencial de energia vital nessas áreas ; A diferença de potencial que se origina é aquela que move a energia vital através dos meridianos dos membros para o tronco para alimentar os órgãos, isto é, a energia vital flui das zonas de maior a menor concentração para o equilíbrio. Também os movimentos de tensão e distensão que são exercidos em certas zonas atuam sobre o tecido conjuntivo e a fáscia que conecta todo o corpo, favorecendo uma melhor circulação da energia vital ao redor e dentro dos órgãos internos.

Os sistemas Qigong dinâmicos mais conhecidos são os seguintes:

Ba Duan Jin
Shi Er Duan Jin
Wu Qin Xi
Liu Zi Thu
Yi Jin Jing
Mawangdui
Zhang Gong
Da Wu
Wudang Qigong
Wu Xing
Shibashi 1
Shibashi 2
Yi Jin Xing Qi Fa
Xing Qi Yan Shou Fa
Nu Zi Gong
Jing Zhui Gong
Shou Gong
Yan Jing Cao
Hua Shan
Guo Lin
Zhineng
...



Eu vou deixar você com um deles ...


Ba Duan Jin

Baduanjin é a romanização dos ideogramas chineses, esta seqüência de 8 exercícios também é conhecida como "Os 8 exercícios elegantes", "Os 8 brocados", "As 8 jóias" ou "Os 8 tesouros", essas últimas qualificações são muito bem sucedidas, porque não há nada mais valioso na vida do que o que nos dá saúde física, emocional e mental.
Existem duas maneiras de realizar exercícios de Baduanjin, um sentado e o outro em pé, o primeiro praticado por pessoas com deficiência física, razão pela qual se espalhou nos hospitais chineses. Os 8 tecidos de seda são uma série de exercícios da escola médico-taoísta em que o cultivo externo da energia vital é realizado, ou seja, das extremidades para o corpo, aumentando e ativando a circulação de energia que alimenta o sistema orgânico e conseqüentemente, estabiliza o estado emocional e mental.
Existem muitas variantes desses exercícios, o importante é entender sua essência e aplicar a intenção mental correta e a coordenação com a respiração, então a realização de qualquer das suas variantes trará a mesma eficácia. Ao fazer a prática, é conveniente seguir a sequência original, uma vez que cada movimento começa a partir dos resultados do anterior e prepara o próximo.


1- Segure o céu com as duas mãos para equilibrar o aquecedor triplo · Liang Shou Tuo Tian Li San Jiao
Ele equilibra a energia vital do órgão Sanjiao. O movimento vertical, para cima e para baixo regula os 3 aquecedores ou zonas de energia. Este exercício harmoniza a energia, regula a temperatura e a circulação de fluidos entre os sistemas intestinal (inferior jiao), digestivo (meio jiao), respiratório e cardiovascular (jiao) superior.Estabiliza a transferência de energia entre os 3 Jiaos.
Centro, calmo e sereno. Este movimento abrange os benefícios dos seguintes exercícios.
Previne lordose, cifose e escoliose. Dolores da musculatura dorsal e lombar.Transpiração noturna. Sensibilidade excessiva ao frio. Melhora a drenagem linfática.

2- Tensão do arco para disparar uma flecha no falcão · Zuo You Kai Gong Si She Diao.
Ele equilibra a energia vital dos pulmões e do intestino grosso, também o coração e o intestino delgado. O movimento de extensão e relaxamento horizontal abre e fecha a caixa torácica massageando suavemente os pulmões. A parte anterior do tórax estimula a glândula timo.
Ele luta contra depressão, tristeza e melancolia. A pessoa sente mais alegria e tem mais vontade de viver. Melhorar a coordenação. Lateralidade de trabalho.
Previne o frio. Bronquite, laringite, sinusite, pneumonia, pneumonia. Asma crônica.Rinite alérgica. Colite, diarreia e constipação. Acne, eczema, dermatite devido a excessos de alimentos (açúcares e gorduras). Psoríase.


3- Separar o céu e a terra para equilibrar o baço e o estômago · Tiao Li Pi Wei Xu Dan Ju.
Harmonia a energia do baço, pâncreas e órgãos do estômago. Quando você estica uma mão para cima e a outra para baixo, o tecido conjuntivo é ativado para as diagonais, depois relaxa, o que proporciona uma massagem suave nos órgãos que estão localizados no centro do corpo.
Cultive compaixão e empatia, desenvolva tolerância. Facilita a rápida adaptabilidade ao meio ambiente. Elimina as manias e atenua as obsessões. Melhorar a coordenação. Lateralidade de trabalho.
Previne a pancreatite. Diabetes. Gastrite, dispepsia e indigestão. Gastroenterite.Úlcera gastroduodenal. Linfangite e adenite (Inflamação de vasos e linfonodos).Mialgia, miastenia, miopatia e miosite.


4- Olhe para trás para prevenir doenças · Wu Lao Qi Shang Wang Qiao Qiao.
Estabiliza o Sistema Nervoso Central (SNC). A torção do pescoço massagens e estimula a área cervical e a medula oblonga onde se localiza o controle central do sistema neuro-vegetativo simpático e parassimpático. Massagens da circulação carotídea e vertebro basal.
Favorece a regulação do Sistema Nervoso. Este exercício é calmante. Serena e apaziguar o personagem. Indicado para combater o nervosismo e os estados de alteração mental.
Previne problemas vertebro-cervicais. Regula a pressão arterial elevada.


5 - Mova sua cabeça e abaixe seu corpo para aliviar o estresse. Yao Tou Bai Wei Qu Xin Huo
Ele equilibra a energia do coração e órgãos do intestino delgado. A extensão e relaxamento que o exercício exerce na área lateral do tronco estimula os pulmões.Quando a energia de fogo do coração é exagerada, a energia metálica dos pulmões é posta em operação e age após o ciclo de Rebelião, absorve o calor do fogo e o controla.
Este exercício acalma e tranquiliza. Alivia o estresse, ansiedade e angústia. Estabiliza os movimentos de humor. Especialmente indicado para insônia. Quando a energia do coração está em harmonia, todos os sentimentos são equilibrados.
Previne taquicardia, palpitações e arritmias. Endocardite, miocardite e pericardite.Hipertensão e hipotensão. Dor de cabeça e enxaquecas. Arteriosclerose. Varizes.Gengivite e glossite.


6 - Massageie as costas e as pernas e toque a ponta dos pés para fortalecer os rins · Liang Shou Pan Zu Gu Shen Yao
Ele equilibra a energia vital do rim e da bexiga. À medida que você se inclina para a frente, o diafragma massagens nos rins e nas glândulas adrenais.
Fortalece a vontade. Combate a preguiça e a preguiça. Ele dissolve medos e fobias.Ele atenua a timidez. Desenvolve confiança e confiança nas próprias habilidades.
Previne Nefrite e Nefrosis. Cálculos renais. Cistite. Dor lombar e ciática. Otite e zumbido (zumbido nos ouvidos). Osteoporose, osteartrite, osteomalácia, osteomelalgia, osteomielite, periostite. Dor nas articulações, artrite e osteoartrite.Bursite (inflamação de cápsulas sinoviais). Gota (inflamação das articulações pelo ácido úrico). Regras dolorosas, dismenorréia e amenorréia. Disuria e Enuresia.Inatividade sexual, frigidez, impotência e esterilidade. Previne a alopecia.

7- Aperte os punhos com olhos irritados para aumentar a força · Quan Nu Mu Zeng Qi Li
Ele equilibra a energia vital do fígado e da vesícula biliar. A ação horizontal do punho permite uma abertura e fechamento alternados da caixa torácica que massagens o fígado através das costelas flutuantes. A rotação do punho gera uma cadeia de tendões da mão ao ombro, além de agradar a tensão e relaxamento dos músculos oculares. A ativação do tecido do tendão e a visão estabilizam a energia do fígado pertencendo à mesma esfera de energia: a madeira.
Cultivar bondade. Facilita a capacidade de fazer planos no médio e longo prazo. A pessoa toma decisões de forma rápida e segura, sabe o que quer. Calma o nervosismo. Ele luta contra a raiva. Isso mitiga o desejo de vingança e alivia os sentimentos de culpa por situações que aconteceram no passado.
Previne hepatite. Colecistite (cálculos biliares). Acetona. Cirrose. Ascite. Icterícia.Conjuntivite. Estabiliza a miopia, atenua a fadiga ocular.

8- Levante e abaixe os calcanhares para curar doenças · Bei Hou Qi Dian Bai Bing Xiao
Ele equilibra a energia de todos os órgãos. O rebote proporciona uma vibração agradável para a fáscia que conecta todos os órgãos internos, ajustando o nível de energia global de todos eles.
Desenvolve a capacidade de se concentrar. Colecione os benefícios dos exercícios anteriores.
Ele impede todas as doenças. Também osteoporose e fibromialgia.

Paz e amor
Curador64

tradução:  Sonia Cecilia  (obrigado  )(Isto é,



Copyright © Curadora64 Todos os direitos reservados. Você pode copiar e redistribuir este material, desde que não o altere de forma alguma, o conteúdo permanece completo e você inclui esse link de aviso de direitos autorais:  

Comentários