CÃES CONSEGUEM DETECTAR CÂNCER DE PULMÃO COM O OLFATO

Os cães têm uma grande capacidade para detectar o câncer de pulmão pelo cheiro do hálito da pessoa doente. De acordo com a descoberta austríaca, o olfato apurado dos cachorros pode levar ao desenvolvimento de um “nariz eletrônico”. A ferramenta ajudaria no diagnóstico precoce da doença, possivelmente estendendo a sobrevivência dos pacientes.
Cães conseguem detectar câncer de pulmão com o olfato
Descoberta pode levar ao desenvolvimento de um "nariz eletrônico", que ajudaria no diagnóstico precoce da doença
“Os cachorros não têm qualquer problema para identificar pacientes com tumores cancerígenos”, diz Peter Errhalt, chefe do departamento de pneumologia do hospital de Krems (nordeste da Áustria) e um dos autores da descoberta. Os cães do estudo sentiram o cheiro de 120 amostras de hálito de pessoas doentes e saudáveis, e conseguiram identificar em 70% dos casos as que sofriam com câncer de pulmão.
Segundo Errhalt, o resultado se mostrou tão promissor que foi previsto um novo estudo de dois anos de duração, com amostras de 1.200 pessoas. O estudo austríaco coincide com outros testes realizados nos Estados Unidos e na Alemanha.
“O objetivo é determinar quais são exatamente os odores que os cachorros são capazes de detectar”, diz Michael Muller, do hospital Otto Wagner de Viena, que colaborou com o estudo. Se esse objetivo for alcançado, os cientistas poderão construir uma espécie de “nariz eletrônico” para diagnosticar o quanto antes o câncer de pulmão e aumentar, assim, as possibilidades de sobrevivência dos pacientes.
(Com agência France-Presse)
Fonte:http://veja.abril.com.br/saude/caes-conseguem-detectar-cancer-de-pulmao-com-o-olfato/

Comentários