OS CINCO TIPOS DE PRANA - SRI SRI RAVI SHANKAR

youth-570881_1920

Os 5 tipos de Prana (energia vital)

Há muito para saber sobre prana (energia vital).
A respiração está ligada à neurofisiologia. Quando a narina esquerda está dominando, o lado direito do cérebro está ativo. Quando a narina direita está funcionando, o lado esquerdo do cérebro (lógica, pensamento e compreensão) está ativo.
Quando a respiração predominantemente entra e sai através da narina direita e muito pouco pela narina esquerda, é quando o conhecimento permeia. Quando a respiração predominantemente entra e sai através da narina esquerda, você ouve e desfruta sem entender o conhecimento, como se fosse música. Quando a respiração flui igualmente através de ambas as narinas, a meditação e oração acontecem. Ou, nada acontece.
Se você estiver na presença de alguém que é muito espiritual, então ambas as narinas fluirão igualmente. Se você vem para encontrar um guru, ou passar por um templo, uma igreja, um local de culto ou atividade espiritual, você vai descobrir que ambas as narinas estão igualmente operando.
Prana, ou força vital, move-se através das narinas, onde há três nadis. O nadi sol é a narina direita. O nadi lua é a narina esquerda. O nadi fogo está entre ambos. Isso é conhecido como o nadi Sushumna. Estamos vivendo num oceano de prana. Prana e Verdade, ou consciência, é o prana dos pranas.
Os cinco tipos de prana no corpo são: Prana, Apana, Udana, Samana e Vyana.
Prana é a energia na parte superior do corpo, na região acima do coração. Se o prana está muito alto ou está desequilibrado você não consegue dormir.
Apana Vayu é a energia na parte inferior do corpo. Se Apana está muito alta, então você se sente letárgico, sonolento e lento.
Samana Vayu está na região do estômago, ajuda na digestão.
Udana Vayu está na região superior do peito e garganta, é responsável pelas emoções. Se Udana Vayu está desequilibrada, você não tem emoções, você se torna como uma pedra ou você fica emotivo demais e fraco.
Vyana está em todo o corpo, é responsável por movimentos, pelas articulações e pela circulação no corpo. Se Vyana Prana é perturbado, então o sistema circulatório é impactado, suas articulações perdem flexibilidade e existe sofrimento físico e dores.
Os cinco diferentes tipos de prana estão presentes em todas as pessoas, e os diferentes pranas dominam em momentos diferentes. O desequilíbrio nos pranas é corrigido durante Pranayamas e Sudarshan Kriya. Entender sobre prana leva muito tempo. Há 172.000 nadis ou canais de prana que operam em nosso corpo. A respiração muda com cada ação e com certas funções de prana em momentos específicos.
Fontes:https://sabedoriadesrisri.wordpress.com/

Comentários