10 ECOVILAS E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS

10 ecovilas

10 Ecovilas e Comunidades Sustentáveis


De aldeias com casas na árvore na Costa Rica a comunidades de ioga no Havaí, essa seleção reúne algumas comunidades e eco-vilas ao redor do mundo que prezam pela paz e harmonia, criatividade e sustentabilidade.
Essas comunidades estão se tornando uma tendência e tem como principal objetivo e fonte de inspiração a vida saudável, mais próxima da natureza e com forte convívio em grupo, onde um ajuda o outro em atividades rotineiras, como colher vegetais frescos direto da horta orgânica e preparar, em uma grande e compartilhada cozinha, uma refeição para as pessoas que habitam o local.
Imagine que incrível viver em uma casa feita de materiais de construção naturais, como areia, madeira, argila e palha, sem hipoteca, cercada por verde e pessoas dispostas a te ajudar no que for preciso. Bem, nessas 10 comunidades que listamos abaixo, isso é possível!
polestar-indiegogo
Comunidade de Yoga Polestar
 1. Comunidade de Yoga Polestar, Big Island, Havaí
O que poderia ser mais relaxante do que uma comunidade de ioga no Havaí? Polestar oferece “um estilo de vida energizante de yoga e meditação diária, yoga cármica ou projetos de serviços e oportunidades de aventura ao ar livre”. Embora ele se apresente como uma comunidade espiritual, as pessoas de todos os credos são bem-vindas neste retiro de vida cooperativa que é o lar de residentes em tempo integral e também aberto aos visitantes e aprendizes. Desperte a cada manhã pelo som da música do templo, um santuário dedicado aos ensinamentos de Paramahansa Yogananda , onde os hóspedes desfrutam de rotinas diárias que envolvem alimentos orgânicos cultivados no local, serviço voluntário, arte e muita participação da comunidade.
Eco Truly Park
Eco Truly Park
2. Eco Truly Park, Peru
Adoráveis ​​edifícios em forma de cone com pináculo pintados ficam encostados na na costa do Pacífico, no Peru. Esta comunidade ecológica e artística foi fundada nos princípios da não-violência, vida simples e harmonia com a natureza. Tanto a arquitetura e os valores da comunidade são inspirados pelos ensinamentos e estilos de vida tradicionais indianos. Eco Truly Park tem um objetivo de ser totalmente auto- sustentável, e, atualmente, possui um grande jardim orgânico. Aberta para voluntários, a comunidade oferece oficinas de ioga, arte e filosofia védica.
Synchronicity Artist Comuna
Synchronicity Artist Comuna
3. Synchronicity Artist Comuna, Los Angeles, Califórnia
ncorporando o estilo de vida descontraído de ensolarado sul da Califórnia, Synchronicity é uma comunidade viva, descolada e acolhedora, no histórico Distrito de West Adams, Los Angeles. Apesar de ser pequena – nem perto do tamanho do resto das comunidades nesta lista – Synchronicity é um grande exemplo de milhares de famílias compartilhadas e semelhantes em todo os Estados Unidos. O local tem onze moradores e se concentra principalmente em ações artísticas, oferecendo salões artísticos mensais que são abertos ao público.
Earthhaven Ecovillage
Earthhaven Ecovillage
4. Earthhaven Ecovillage, Asheville, Carolina do Norte
Localizado nas montanhas da Carolina do Norte, Earthaven é apenas uma das muitas comunidades com foco na vida sustentável. Você vai encontrar praticamente todos os tipos de construção natural, incluindo Earthships , casas espiga,  feitas de barro cru e palha, e cabanas rústicas, com métodos de construção que eliminam materiais tóxicos, madeira cortada e hipotecas. Situado em 320 acres verdejantes a 40 minutos do sudoeste de Asheville, a comunidade  realiza frequentemente alguns workshops de construção com materiais naturais e saúda o público para aprender sobre permacultura, agricultura orgânica e outros temas sustentáveis. Eles oferecem camping e acomodações visitante e oferecem alguns acordos de trabalho.
Milagro Cohousing
Milagro Cohousing
5. Milagro Cohousing, Tucson, Arizona
A partir de doze minutos do centro de Tucson, Arizona, fica a Milagro, comunidade com 28 casas feitas de barro e que funcionam com energia solar. Resumidamente, é simplesmente uma comunidade de pessoas que querem viver uma vida verde, cercada por vizinhos com o mesmo estilo de vida. Cada morador tem acesso a 14 hectares de espaço aberto subdesenvolvido, com uma casa comum, que tem espaço para reuniões e refeições, uma biblioteca, uma sala de jogos e espaço de armazenamento. Jardins, workshops e uma piscina com aquecimento solar torna-o ainda mais atraente.
Comunidade Finca Bellavista Treehouse
Comunidade Finca Bellavista Treehouse
6. Comunidade Finca Bellavista Treehouse, Costa Rica
Essa é uma das comunidades mais impressionantes. A Finca Bellavista fica na Costa Rica e é uma rede de casas nas árvores rústicas, feitas à mão, na montanhosa região costeira do Pacífico Sul deste país da América Central, rodeada por uma selva que é cheia de vida. As casas feitas com neutros de carbono estão ligadas por passarelas suspensas e incluem um centro comunitário, com uma área de jantar, churrasqueira e salão. Jardins, tirolesas e trilhas deixa o ambiente com mais cara ainda de um verdadeiro paraíso tropical. Membros da comunidade em perspectiva podem projetar e construir suas próprias casas nas árvores. Além disso, alguns dos donos alugam suas casas, havendo acomodações disponíveis para visitantes.
Tamera Peace Research Village
Tamera Peace Research Village
7. Tamera Peace Research Village, Portugal
Com o objetivo de ser uma comunidade totalmente auto-suficiente, a Tamera Peace Research Village fica na região do Alentejo, no sudoeste de Portugal e é o lar de 250 colegas de trabalho e alunos que estudam como os seres humanos podem viver pacificamente em comunidades sustentáveis​​, em harmonia com a natureza. Ele inclui uma fundação sem fins lucrativos que preza pela paz, um site de teste sobre “Aldeia Solar” , um projeto de permacultura com uma paisagem comestível, e um santuário para cavalos.
Dancing Rabbit Eco Village
Dancing Rabbit Eco Village
8. Dancing Rabbit Eco Village, Missouri
Outra vitrine com as verdadeiras belezas técnicas das construções naturais, o Dancing Rabbit Eco Village é uma comunidade sustentável localizada em Missouri e defende o estilo de vida de baixo impacto ambiental, dedicando-se à mudança social. Os membros da comunidade estudam a forma como eles usam a água, regra ditada pelo compromisso de viver levemente sobre a Terra. A aldeia fica em 113 hectares, incluindo seis lagoas, um pequeno riacho e 16 hectares de floresta, além de 12 hectares onde se plantou mais de 12 mil árvores como parte de um programa de restauração.
EcoVillage em Ithaca
EcoVillage em Ithaca
9. EcoVillage em Ithaca, New York
Como é a comunidade sustentável ideal? O EcoVillage em Ithaca é um exemplo que já está prosperando na região de Finger Lakes, em Nova York. Ele inclui três bairros de co-habitação chamados Sapo, Música e Árvore, bem como uma fazenda de ajuda comunitária com vegetais orgânicos, hortas comunitárias e mais de 40 hectares de área verde protegida. Todas as casas possuem instalações energeticamente eficientes e partes compartilhadas com uma marcenaria, serralheria, galpão para bicicletas, parques infantis e recipientes de compostagem centralizados.
Comunidade conceitual de casas pequenas
Comunidade conceitual de casas pequenas
10. Comunidade conceitual de casas pequenas
Ainda não é uma realidade, mas os entusiastas de casas pequenas tem um sonho: bairros bucólicos, onde as pessoas que se comprometeram a viver em espaços muito pequenos podem se reunir e compartilhar recursos e algumas camaradagens. Comunidades de casas pequenas são difíceis de encontrar por causa de vários empecilhos das cidades e dos países, que favorecem grandes casas e utilitários convencionais. O TinyHouseCommunity.com reúne pessoas que vivem em pequenas casas – ou querem construir sua própria algum dia – para falar sobre como fazer estas aldeias acontecerem. Há duas comunidades de casas minúsculas atualmente em fase de planejamento, sendo uma em Washington e outra no Texas.
Fotos: KatePlayingInTheMud, Jamie Nash & Kelly Millin, Geoff Gillstrom, Indiegogo, OpenSourceEcology, Dancing Rabbit Ecovillage, Milagro, EcoTrulyPark, Synchronicity LA. (Via)

Comentários