OS CHAKRAS E A DANÇA DOS SETE VÉUS


Os Chakras e a Dança dos Sete Véus


A dança do ventre originariamente era uma dança sagrada,  e a dança dos sete véus está associada ao mito de Ishtar, que, ao descer ao mundo inferior para visitar sua irmã Ereshkigal, passa por sete portais, deixando cair cada um de seus véus. Esse mito babilônico é realmente muito interessante e definitivamente merece um post só para ele. Mas isso fica para outra ocasião…
A dança do ventre trabalha com os chakras do nosso corpo, todos vocês já devem ter suspeitado. Exceto um certo grupo de professoras, que se limita a ensinar um monte de movimentos combinados com sete véus para depois chamar aquilo de ‘dança dos sete véus’…
Hoje vocês irão aprender a reconhecer uma autêntica dança dos sete véus. E, principalmente, o texto a seguir também servirá de roteiro para criar muitos exercícios interessantes.
Basicamente, cada grupo de movimentos da dança faz vibrar um chakra. Ao retirar os véus, utiliza-se os movimentos de acordo com o chakra em questão, iniciando pelo muladhara até o sarashara. Vejamos:

Muladhara – chakra da raiz. Entra-se com o véu vermelho. Os movimentos são os pélvicos, como as batidas e os shimies.
Svadisthana – chakra sexual. Retira-se o véu laranja, que fica preso ao quadril. Os movimentos são todas as ondulações, os oitos e os redondos.
Manipura – plexo solar. Retira-se o véu amarelo, o qual é amarrado à cintura ou cobre a barriga. Os movimentos são todas as ondulações, batidas e shimies de ventre, e os oitos laterais.
Anahata – chakra cardíaco. Retira-se o véu verde, que cobre o busto ou fica preso em um dos braços. Executam-se os movimentos de busto e de braços.
Vishudda – chakra laríngeo. Retira-se o véu azul, que fica amarrado ao pescoço ou no outro braço, como pode acontecer com o véu verde (fico devendo em qual braço se prende qual véu). São realizados os movimentos de pescoço.
Ajna – chakra frontal. Retira-se o véu índigo, o qual cinge a testa ou cobre o rosto. Aqui, o movimento é o olhar, principalmente se estiver usando o véu como chador…
Sarashara – coroa. Retira-se o véu branco, que cobre a cabeça. O véu é retirado em movimentos giratórios.
Se não forem realizados esses movimentos com essas cores de véus, a dança é só mais uma, mas não A dança dos sete véus.
Fonte:http://www.coelestium.com.br/blog/index.php/os-chakras-e-a-danca-dos-sete-veus/

Comentários