OS 5 ELEMENTOS E A VIDA SEGUNDO O AYURVEDA

Imagem

OS 5 ELEMENTOS E A VIDA SEGUNDO O AYURVEDA


A Terra, e tudo sobre ela, é o produto de diferentes combinações dos cinco elementos básicos: terra, água, fogo, ar e espaço. Deve-se notar que os nomes desses elementos são categorias representativas. Tudo encontrado na Terra pode ser classificado em uma dessas cinco categorias, com base em suas características inatas. A palavra “elemento” não é usado como um nome ou rótulo para cada um dos elementos naturais, da mesma forma que a tabela periódica científica moderna usa.
Assim como a química e a física usam termos técnicos específico para qualificar a matéria, a Ayurveda utiliza as características dos cinco elementos (pancha mahabhutas) para identificar vários objetos. Se algo é classificado como “fogo”, isso não significa que é literalmente um incêndio. Isso significa que o objeto apresenta as características do fogo, como o calor de combustão, e assim por diante. Da mesma forma, se um item é classificado como “água” ou “terra” isso significa que é úmida, fria e pegajosa ou pesada, sólida e estável.
Na Ayurveda, o lugar para determinarmos os elementos que nos rodeiam não é um laboratório de ciências, mas o corpo humano. Usamos nossos sentidos da audição, paladar, tato, visão e olfato para identificar os elementos ao redor e as suas qualidades. A teoria dos pancha mahabhutas pode parecer simplista, mas na verdade é um método muito sofisticado de classificação, não só de todos os objetos encontrados na Terra, mas também dos ciclos naturais experientados sobre ela, como os dias, estações do ano e da própria vida. Isso ocorre porque os elementos predominam em determinados momentos, dependendo das condições vividas e observadas.
Por exemplo, o ciclo de vida humana é dividida em infância, onde ocorre o crescimento físico (água e terra), a idade adulta, onde a atividades hormonais e mudanças ocorrem (fogo), e idade em que a mobilidade fica prejudicada e o organismo começa a enfraquecer (espaço e ar) . O ano é dividido em quatro estações – inverno quando está frio e chuvoso (água, terra); primavera, quando ocorre um novo crescimento e se torna mais quente (água, fogo); verão quando está quente e seco (fogo, ar) e Outono, quando venta e faz frio (ar e espaço).
Entendida e aplicada corretamente, esse sistema de classificação torna-se um método poderoso para considerar a maneira que o homem interage com seu ambiente. A elegância da ciência reside na simplicidade dos seus conceitos básicos, e a poderosa ferramenta analítica que prevêem internamente (mente-corpo) e externamente (ambiental).
Os elementos (mahabhutas) possuem determinadas qualidades, atributos e impactos sobre o corpo e a mente. Todos os objetos e substâncias são uma mistura dos cinco elementos, mas eles têm um elemento dominante que lhes permitem ser identificado e classificado.
Usando as características dos elementos, cada objeto em torno de você pode ser considerado e classificado. Isto deve ser feito com o entendimento básico de que tudo é uma mistura de diferentes proporções dos elementos, alguns dos quais podem se manifestar sob diferentes condições.
O equilíbrio e o caráter dos elementos no ambiente está em constante mudança e nunca é estático – a temperatura (agni), umidade (Jala), secura (vayu) e assim por diante estão em um estado natural de fluxo, dependendo da combinação e quantidade de elementos presentes.
Características dos elementos:
Elemento Espaço Akasha
Qualidades: leve, sutil e abundante.
Ação:
 fornece espaço, folgas, abertura.
Facilita: 
som e não-resistência.
Substância:
 qualquer coisa que é leve, abundante, e etéreo.
Exemplo: 
alimentos ocos e leves – pipoca, bolachas.
Ingestão:
 aumenta maciez e leveza no corpo.
Elemento Air Vayu
Qualidades: leve, móvel, fresco, seco, poroso e sutil.
Ação:
 movimento, a evaporação, secura.
Facilita: 
toque e vibração.
Substância: 
tudo que for seco e arejado, ou que cria gás.
Exemplo: 
torradas, biscoitos, repolho, feijão.
Ingestão:
 aumenta a secura, a frieza e circulação.
Elemento Agni Fogo ou Tejas
Qualidades: quente, agudo, seco, sutil, leve e rugosa.
Ação:
 a radiação de calor e luz.
Facilita: 
forma, cor e temperatura.
Substância: 
qualquer coisa combustível e picante.
Exemplo: 
pimentas, gengibre, pimenta, cravo, cominho.
Ingestão:
 aumenta digestão, o metabolismo (fogo e calor), brilho e a cor da pele.
Água ou Jala
Qualidades: oleosa (untuoso), úmido, fresco, macio e pegajoso.
Ação: 
coesão, lubrificação.
Facilita: 
fluidez e sabor (via saliva)
Substância: 
líquido ou aquoso.
Exemplo: 
bebidas, sopas, melão, pepino.
Ingestão:
 aumenta a suavidade, frescor, suavidade e fluxo de fluidos.
Terra Prithvi
Qualidades: pesado, áspero, sólido, estável, lento.
Ação: resistência, densidade.
Facilita: perfume, odor e forma.
Substância: algo sólido e pesado.
Exemplo: fritura, queijo, bolos, banana.
Ingestão: aumenta peso, a estabilidade, a obesidade e solidez do corpo.

Comentários