ACUPUNTURA APOSTA NA PREVENÇÃO


Foto: Wavebreak Media / Latinstock
A acupuntura como terapia profilática e manutenção da saúde

Acupuntura

Aposta na prevenção


Um dos focos da acupuntura está na prevenção. Aliada a outros hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos, alimentação balanceada e momentos de lazer, a acupuntura oferece equilíbrio ao paciente, já que foca em seu sistema nervoso central e age globalmente na saúde física e mental.
Mesmo assim, a terapia ainda é uma ferramenta mais frequentemente procurada para tratar problemas de saúde avançados, o que dificulta os tratamentos. Para o coordenador da Comissão Assessora de Acupuntura do CRF-SP, dr. José Trezza, muitas vezes, ela é utilizada apenas como último recurso. “A acupuntura é muito eficiente para tratar, e até curar, doenças e patologias diversas. Mas, a maioria dos pacientes busca diversos outros tratamentos e somente nos procura quando não tem sucesso em nenhum deles. Dessa maneira, quando chegam aos nossos consultórios, os problemas já evoluíram”.
Segundo dr. Trezza, a grande vantagem da profilaxia é a qualidade de vida que se estabelece para o paciente. “A pessoa que trata com acupuntura quase não fica doente e, quando fica, desenvolve problemas muito mais leves, já que, equilibra o sistema imunológico, emocional e hormonal, fatores que causam grande parte das doenças mais comuns, os problemas são cercados de todos os lados”.
Nos últimos anos, entretanto, uma evolução pôde ser observada em relação ao número de pessoas que optam pelo tratamento profilático da acupuntura. “Isso ocorre, principalmente por ex-pacientes, que para evitar novas crises graves, mantém tratamentos de longo prazo, independente de sintomas ou dores”, afirmou o coordenador.
Para o fisioterapeuta especialista em acupuntura e diretor do Centro de Estudos de Terapias Naturais (CETN), dr. Rogério Suguitani, o crescimento dessa demanda também está ligado a característica coadjuvante da acupuntura nos processos pré-operatórios, tratamentos de quimioterapia ou doenças crônicas.
“É muito importante que pacientes que vão realizar algum tipo de cirurgia, que tem doenças crônicas ou que fazem quimioterapia busquem auxílio da acupuntura para promover uma estabilidade emocional e o fortalecimento do sistema imunológico, previnindo depressão, infecções hospitalares, reações indesejáveis e outros tipos de doenças”

Fonte:http://portal.crfsp.org.br/publicacoes-2/revista-do-farmaceutico/294-revista-do-farmaceutico/revista-112/4627-revista-do-farmaceutico-112-acupuntura.html

Comentários