SIGNIFICADO DE HOLISMO



SIGNIFICADO DE HOLISMO
Holismo (grego holos, todo) é a ideia de que as propriedades de um sistema, quer se trate de seres humanos ou outros organismos, não podem ser explicadas apenas pela soma de seus componentes.
A palavra foi criada por
Jan Smuts, primeiro-ministro da África do Sul, no seu livro de 1926, Holism and Evolution, que assim a definiu: "A tendência da Natureza a formar, através de evolução criativa, "todos" que são maiores do que a soma de suas partes".
É também chamado não-reducionismo, por ser o oposto do
reducionismo. Pode ser visto também como o oposto de atomismo ou mesmo como do materialismo. Vê o mundo como um todo integrado, como um organismo. O princípio geral do holismo pode ser resumido por Aristóteles na sua Metafísica: "O inteiro é mais do que a simples soma de suas partes."
De uma forma ou de outra, o princípio do holismo foi discutido por diversos pensadores ao longo da História. Entretanto, o primeiro filósofo que o instituiu para a
ciência foi o francês Augusto Comte (1798-1857), ao instituir a importância do espírito de conjunto (ou de síntese) sobre o espírito de detalhes (ou de análise) para uma compreensão adequada da ciência em si e de seu valor para o conjunto da existência humana.
O método holístico de valoração do fundo de comercio, tem origem na “teoria pura da contabilidade”, e tem como elemento de entrada o lucro ou prejuízo líquido, média aritmética do resultado líquido contábil dos três últimos anos, corrigido monetariamente, o qual deve ser sempre ajustado pela exclusão ou inclusão de varias rubricas, de modo a refletir o resultado do negocio. Resultado este que se denomina de lucro normalizado. Sendo que este lucro normalizado, ajustado, é a base de cálculo para o retorno do capital investido, superlucro, que é obtido por um retorno superior a 6 % do ativo operacional. A parcela desse retorno de capital superior a 6%, aqui denominado de Fundo de Comércio, deve ser multiplicado pelo número de anos que se espera como retorno confiável. Esse prazo tem ainda como âncora o prazo médio do indicativo de atratividade. Este valor do fundo de comércio atribuído a vários anos, deve ser a valor presente a uma taxa de juros de 12% a.a Podendo surgir a figura do going value, que tem o sentido de indicar o valor da continuidade dos negócios pela sua perpetuidade. Ou seja: com o amparo no princípio contábil da continuidade.
 
Fonte:http://holisticocromocaio.blogspot.com.br/2013/05/significado-de-holistico-conhecendo-um.html

Comentários