SHIATSU ALIVIA FIBROMIALGIA E MELHORA QUALIDADE DE VIDA





O Shiatsu é uma modalidade de terapia corporal que tem como essência o toque manual ou digital sobre a pele com o objetivo de tratar ou prevenir doenças pela estimulação dos mecanismos de recuperação naturais do corpo.
Com uma abordagem terapêutica semelhante à da acupuntura, usa em sua técnica os meridianos ou canais de energia, porém sem o uso de agulhas.
O Shiatsu atua reequilibrando a energia vital (Ki), que circula através do nosso corpo em canais chamados meridianos. Quando o fluxo do Ki é perturbado por lesões, ansiedade ou estresse, há o aparecimento dos sintomas como dores, mal-estar físico e/ou psicológico.
Com base na medicina oriental onde o homem está relacionando com o universo da mesma forma
que está relacionado com a terra, ele recebe energia vinda tanto da terra, Yin (positivo) e do cosmos, Yang (negativo).
O desequilíbrio dos dois pólos energéticos Yin e Yang poderá ocasionar o aparecimento de sintomas que poderão ser classificados:

Yin: falta de vitalidade, sonolência, processos crônicos, etc...
Yan: insônia, reação excessiva, processos agudos, etc...

- O Shiatsu aplica pressão digital ou manual em partes especificas do corpo com o objetivo de aliviar dores, provendo relaxamento e uma sensação de bem estar geral.

- Pode ser aplicado em pessoas de qualquer idade, aliviando os estados de estresse.

- Não tem efeitos colaterais desde que aplicado corretamente dentro de seus procedimentos técnicos.

- O Shiatsu tem uma abordagem holística, isto é, trata o corpo como um todo, não em segmentos.

- O Shiatsu fortalece o sistema imunológico, melhorando a saúde física e emocional.


Não aplicar o Shiatsu nas seguintes condições clínicas: febre alta, infecções, osteoporose, presença de tumores, estar no primeiro trimestre de gravidez.




Massagem Shiatsu


O Shiatsu é um tipo de trabalho corporal que, na mais elevada expressão, combina aguçada intuição e profundo conhecimento do corpo-mente. Foi criado no japão como um sistema completo de cura pelo toque delicado.
Na técnica do Shiatsu várias partes do corpo do paciente são alongadas, recebem estimulo para melhorar o fluxo energético, a circulaçãosanguínea, a flexibilidade e a postura. A pressão e o contato são feitos com as mãos, com os polegares, antebraços, joelhos e até mesmo com os pés, enquanto o paciente fica sentado ou deitado em várias posições.
O tratamento tem como objetivo os canais específicos ou meridianos (os mesmos da acupuntura) onde circula a sutil energia corporal chamada Ki. Ki é a força vital que mantém todas as atividades do corpo, da mente e do espírito.
Embora o significado literal de Shiatsu seja “pressão dos dedos”, seu espírito é a comunicação através do toque. O Shiatsu que reage ás necessidades do paciente e não pode ser fruto apenas de habilidade técnica e estudo teórico. Para ser eficaz, ele exige sensibilidade para sentir e influir positivamente sobre a qualidade da vitalidade do paciente. A vitalidade é a base da saúde, refletindo força e harmonia da circulação do Ki. O Shiatsu sensível e de apoio tonifica e corrige o fluxo de Ki, ajudando dessa forma a restaurar a vitalidade e prevenir as doenças.
O Shiatsu correto depende da compreensão que o terapeuta tem da medicina oriental tradicional e suas técnicas de diagnóstico.
É verdade que o Shiatsu alivia dores, previne doenças e resolve disturbios orgânicos. Mas o pont princial do Shiatsu está em tornar o paciente consciente de seu próprio corpo. E o corpo não é só corpo, ele arazena emoções, sentimentos, reflete nosso estado mental. No corpo, por entre seus músculos e nervos, está inscrito um pouco de nosso passado. Ele fala de nós de uma forma mais viva do que nossas palavras, que contam histórias nem sempre exatas. O corpo não mente, e também não esquece.
Termos nosso corpo tocado é uma experiência forte, O Shiatsu desperta no paciente uma nova consciência de si. E quando uma area ou ponto onde a energia está bloqueada é tocado, a atenção do paciente é direcionada e o bloqueio se dissolve. Esse trabalho de normalização do fluxo energético traz ao paciente uma sensação de equilírio interno, de leveza e de bem-estar, de integração consigo mesmo, sente-se completamente relaxado e ao mesmo tempo, repleto de vigor e energia.
Aplico Shiatsu em uma sessão que dura 1 hora e meia, utilizo óleos essenciais específicos derivados do conhecimento em aromaterapia. Venha experimentar!
Pacotes promocionais para novos clientes e aniversariantes.
O Shiatsu é uma modalidade de terapia corporal que tem como essencia o toque sobre a pele com o objetivo de tratar e prevenir doenças pela estimulação dos mecanismos de recuperação naturais do corpo.
Com uma abordagem terapêutica semelhante á da Acupuntura, usa em sua técnica o mesmo processo diagnóstico e trabalho os meridianos ou canais de energia, porém sem o uso de agulhas. O Shiatsu atua reequilibrando a energia vital Ki, que circula pelo corpo, quando esse fluxo é perturbado por esões, padrões emocionais, estresse, ocorre o aparecimento de doenças, dores, mal-estar físico e mental.
Seu objetivo é:
Ajudar o paciente a descontrair, proporcionar-lhe sensação de bem-estar e prazer combatendo os efeitos do stress;
Melhorar o fluxo linfático, a curculação sanguínea e a vitalidade fortalecendo o sistema imunológico;
Aliviar dores e diminuir a rigidez;
Ajudar na percepção do próprio corpo;
Promover o fluxo harmônico da energa Ki pelos meridianos trazendo a cura.
Fontes:
Shiatsu – Um guia completo; Chris Jarmey e Gabriel Mojay; Ed Pensamento.
Zen Shiatsu – Equilibrio energético e consciencia do corpo; Mario Jahara – Pradipto; Summus editorial.


Fonte:http://harmoniaesaude.wordpress.com/shiatsu/


Shiatsu alivia fibromialgia e melhora qualidade de vida A fibromialgia é uma condição caracterizada por dores crônicas em diversas partes do corpo


Terapia complementar
Pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP comprovaram que o shiatsu é uma terapia complementar eficaz para aliviar as dores de um grupo de pacientes com fibromialgia.
A fibromialgia é uma condição caracterizada por dores crônicas em diversas partes do corpo.
Além do alívio das dores, o shiatsu levou a uma melhoria na qualidade do sono, da sensação de equilíbrio e da qualidade de vida das pessoas avaliadas.
Shiatsu
No shiatsu, mediante o toque das mãos em determinadas regiões da pele, detectam-se pontos de dor com excesso de energia, causado pelo bloqueio do fluxo de energia vital.
"Observou-se uma melhora estatisticamente significante, considerada também clinicamente importante, na maioria dos pacientes em quase todas as variáveis estudadas, exceto a ansiedade," relata a fisioterapeuta Susan Yuan, responsável pelo estudo.
Na pesquisa, dois grupos foram acompanhados: 17 pessoas, que receberam 16 sessões de shiatsu de 50 minutos cada, e mais 17 pessoas que não receberam a técnica, mas somente uma cartilha com orientações educativas sobre a fibromialgia.
Além de informações sobre a doença, a cartilha continha dicas de mudanças para um estilo de vida mais saudável e um programa de exercícios e alongamento e fortalecimento.
Benefícios do shiatsu
Os pacientes dos dois grupos eram questionados quanto às dores que sentiam, qualidade do sono, ansiedade, confiança no equilíbrio e, por fim, qualidade de vida em geral.
Depois de oito semanas de tratamento com shiatsu, 29% dos participantes do grupo que recebeu a técnica dizia que a fibromialgia tinha um forte impacto em seu cotidiano. No início do estudo, antes da aplicação do shiatsu, essa taxa era de 70%.
No grupo controle, que não recebeu shiatsu no seu tratamento, essa variação foi muito menor, sendo 64% no início e 59% após as oito semanas.
Na avaliação da qualidade de sono, os dados são também promissores: 94%, no começo, dizia ter distúrbios do sono, mas após oito semanas de shiatsu, essa taxa caiu para 59%.
Shiatsu científico
O shiatsu é uma prática japonesa, mas baseada na Medicina Tradicional Chinesa e com influências da medicina ocidental.
Nos pontos com excesso de energia, também identificados e utilizados na acupuntura, é aplicada pressão com a polpa dos dedos ou a palma das mãos, visando remover os bloqueios e reequilibrar o corpo energeticamente.
"Investigar o shiatsu pelo método científico foi uma oportunidade tanto de conhecer melhor a Medicina Tradicional Chinesa, quanto verificar sua eficácia" conta Susan.
Shiatsu contra fibromialgia
A fibromialgia é uma síndrome reumática generalizada, ou seja, pode acometer diversos pontos do organismo.
Os desconfortos causados têm grande impacto na qualidade de vida, pois atrapalham o sono, além de levar a quadros de ansiedade, fadiga e depressão.
A doença atinge de 2 a 5% da população mundial e suas causas não são completamente esclarecidas.
A pesquisadora estimula outras pesquisas na avaliação do shiatsu como técnica complementar.
Segundo ela, seu estudo contém algumas limitações, uma delas foi não ter acompanhado os pacientes num período de médio a longo prazo.




Autor: Redação com informações da Agência USP Fonte: Diário da Saúde

Comentários