O QUE É MEDICINA HOLÍSTICA ?

O que é terapia holística

O cuidado integral do ser humano.




O  que  é Medicina Holística ?



O termo Medicina Holística refere-se à abordagem no tratamento médico baseada na teoria de que os organismos vivos e o meio ambiente funcionam juntos como um todo integrado (ver: holismo). Tal concepção traz implícita a idéia de que,ao serem reunidos para constituir uma unidade funcional maior, os componentes individuais de um sistema desenvolvem qualidades não-predizíveis a partir de seus componentes isolados. A abordagem holística na medicina insiste no estudo não só de uma moléstia individual, mas também das respostas das pessoas a esta moléstia, sob os aspectos físico, psicológico e social. Uma estratégia de tratamento deve,portanto, levar em conta as necessidades únicas de cada indivíduo; todas as facetas da doença são levadas em conta, tais como os efeitos da mesma nas relações pessoais, na família,no trabalho e no bem-estar emocional do paciente. O tratamento holístico privilegia o encorajamento da capacidade do próprio paciente de se autocurar, em lugar de lançar mão de recursos cirúrgicos ou de drogas, e enfatiza a educação e o cuidado com o próprio organismo, incluindo dietas e exercícios. A medicina holística é uma abordagem específica, não uma especialidade médica, não sendo exclusiva de nenhuma e podendo ser aplicada em todas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A medicina holística complementa diversos tratamentos de doenças. Entenda sobre o procedimento e quais são seus benefícios


O conceito vem crescendo nos mais diversos campos, mas, afinal, o que significa medicina holística? Derivada do grego holos significa “todo”, ou seja, a totalidade do ser, e é aplicado em muitas áreas.

Na medicina, a holística é aquela que visa a reeducação e o reequilíbrio do corpo como um todo, o que implica um conjunto de exercícios e até dietas, proporcionando o equilíbrio natural dos sistemas cardiovascular, respiratório, osteoarticular, nervoso e digestório, além do estado mental, emocional e espiritual. Isto é, sem ter de recorrer a cirurgias, medicamentos e outros métodos invasivos.
Em geral, a técnica é indicada para prevenção e tratamento de desordens ocupacionais, ortopédicas, reumáticas ou posturais. Um dos grupos mais favorecidos por ela é o da terceira idade, pois ajuda a tratar os comuns desgastes físicos naturais do envelhecimento, que restringem os movimentos e prejudicam a harmonia na vida dos idosos.

Fonte:http://revistavivasaude.uol.com.br/bem-estar/entenda-o-que-e-medicina-holistica/2584/


Definição sobre Medicina Holística

Com mudanças em curso na área da saúde, muitos americanos estão se voltando para a medicina holística para garantir a estilos de vida saudáveis e uma vida mais longa e mais feliz. Ao tomar o controle do seu bem-estar físico, mental e espiritual, pode ajudar seu corpo na maximização da sua saúde holística e ganhar um sentido da integralidade combinado com melhores níveis de energia, bem como o tratamento ideal para uma variedade de doenças e condições médicas.

Função

Medicina holística é a abrangente conta a mente, corpo e espírito do indivíduo combinado com a medicina alternativa e convencional ou alopática, na prevenção e tratamento de doenças e condições para garantir a saúde óptima. Saúde holística considera a pessoa inteira, incluindo o seu bem-estar físico, estilo de vida, ambiente, mental e espiritual dos Estados para determinar que tipos de tratamento será melhores para você.

Benefícios

De acordo com a American Cancer Society (ACS), “alguns dos tipos de câncer que afirmam [adeptos da medicina holística] pode ser curada por métodos holísticos incluem câncer de osso, peito, língua, fígado, pulmão, garganta, pele, testículo, próstata, ovário, útero, estômago, intestino, cólon, cérebro, pâncreas, baço, nos rins e bexiga, bem como leucemia, linfoma e melanoma.” Histórias de sucesso, no entanto, são difíceis de provar.
Otimizando sua saúde holística, você vai se sentir energizado, revitalizada e um sentido de inteireza. Este é um dos focos principal da medicina holística. Pacientes com câncer são pedem muitas vezes para fazer alterações de estilo de vida saudável que podem melhorar o seu bem-estar físico.

Tipos

Saúde holística centra-se na sua totalidade no sentido de garantir sua saúde geral, incentivando o seu corpo para curar-se. Cada praticante de saúde holística oferece sua própria variedade de cortesia tratamentos alternativos para coincidir com cuidados médicos regulares. Alguns praticantes focar o corpo com a exclusão de necessidades físicas. Você pode receber os tratamentos incluem uma variedade de suplementos de ervas, ioga, aconselhamento espiritual e emocional, considerações específicas de dieta, mudanças de estilo de vida, Reiki e acupuntura.

História

Filósofos famosos, incluindo Platão, Sócrates e Hipócrates encorajaram as pessoas para permitir que o corpo humano de curar-se e viver estilos de vida saudáveis para ajudar o corpo com este processo. Em 1926, Jan Christiaan Smuts cunhou o termo “holismo” que permitiu a comunidade médica alternativa de se concentrar sobre a integridade da conexão mente-corpo-espírito e o conceito de medicina holística. Isto foi desenvolvido na década de 1970 quando o termo e o conceito de saúde holística tornou-se mais populares. Hoje, muitas pessoas estão se voltando para a medicina alternativa complementar para permitir-lhes a viver uma vida mais saudável e mais feliz.

Considerações

Receber cuidados médicos convencionais pode ser de seu interesse, além de receber medicina alternativa complementar para receber o máximo de benefícios para uma variedade de doenças e condições. Não pare de tomar quaisquer medicamentos prescritos sem a permissão do seu prestador de cuidados de saúde regular. Falar com seu médico sobre todos os tratamentos de saúde holística e suplementos nutricionais que são recomendados para você para garantir que não há nenhum interações medicamentosas e para assegurar sua saúde ideal. Enquanto os estudos foram conduzidos em tratamentos de medicina alternativa complementar individual, pesquisa médica não confirma a medicina holística pode curar doenças e enfermidades, por si só.
Fonte:http://www.writers-centre.org/definir-medicina-holistica.html


O QUE É TERAPIA HOLÍSTICA?

A terapia holística é aquela que segue os princípios do holismo (do grego holos que significa inteiro ou todo). Ou seja: trata o ser humano como um todo, não através de uma visão fragmentada do real.
A abordagem holística acredita que os elementos físico, emocional, mental e espiritual de cada pessoa forma um sistema e objetiva tratar de toda a pessoa em seu contexto, concentrando-se tanto na causa da doença como nos sintomas.
Hoje em dia as terapias holísticas trabalham tendo entendimento de que toda a doença começa quando perdemos a fé em nós mesmos, quando não acreditamos em nossas capacidades e nos desligamos do “espírito”. Depois esta falta de fé, gerará pensamentos densos, confusos e negativos. Todo pensamento gera uma emoção. Portanto, se formos pessimistas, por exemplo, o pessimismo gerará mau humor, raiva, ressentimento ou alguma emoção negativa. E a própria física quântica já comprovou que todo o pensamento gera uma emoção. Por fim, se ficarmos somatizando essas debilidades por muito tempo, o corpo físico sofrerá com dores, doenças e disfunções.
A terapia holística é hoje uma das terapias que mais crescem no mundo e geralmente elas fazem parte das medicinas orientais (como a Medicina Tradicional Chinesa e Medicina Ayurveda), utilizadas a milhares de anos. O motivo do aumento da procura por estes tratamentos se deve ao fato de que todas elas enfocam o ser humano como um ser integral. Sendo assim, no enfoque holístico a doença do corpo físico é apenas o reflexo das desarmonias que já existem nos corpos energéticos.
Dentre as técnicas mais divulgadas no Brasil estão: Reiki, Yoga, Acupuntura, Florais, Do-In, Shiatsu, Ta-Chi-Chuan, Massagem, Reflexologia, Ortomolecular, entre outras.
Essas técnicas podem ajudar as pessoas a aliviar o stress físico, dores nas costas, previne e combate depressões, insônia, TPM, ansiedades. Fazendo uso de vários métodos diferentes, podemos detectar o que está realmente gerando desequilíbrio.
É importante saber que dentro do paradigma holístico e até mesmo legal, o terapeuta não é médico, nem doutor. Por isso não pode usar terminologias como paciente, receita, diagnóstico, doenças ou medicamentos. Um bom terapeuta, assim como qualquer profissional que queira servir e respeitar o próximo, bem como ajudar na evolução da humanidade, precisa especializar-se, ter uma boa formação, muita pesquisa e dedicação, pois estes são ingredientes essenciais para um bom profissional.
Para escolher um bom profissional, precisamos saber a sua procedência e as necessidades que nós temos. Caso o terapeuta seja bem recomendado, cumpre com todos os quesitos da legislação, tem seus alvarás em dia e um local apropriado para atender, podemos confiar. Entretanto se o terapeuta não fez uma boa formação, não tem alvará, atende em locais inapropriados, fica difícil dar credibilidade a ele e de receber os benefícios deste trabalho.
Então, se você tem interesse em cuidar do corpo, da mente e do espírito, pesquise mais e procure a terapia que mais lhe agradar. Conheça mais destas técnicas milenares de cura e equilíbrio e você verá o quanto elas auxiliam para a nossa saúde física e para o nosso bem estar.

Por Cátia Bazzan – Uma das coordenadora do Curso de Terapia Holística - Autora do livro Ame Quem Você é – Saiba que a melhor escolha é a sua. Proprietária do Espaço do Céu – Centro de Terapia Holística.
Fale com Cátia: catia@luzdaserra.com.br
Fonte:http://www.luzdaserra.com.br/o-que-e-terapia-holistica
O termo holístico passou a ser mais utilizado na última década, quando o mundo ocidental começou a despertar para uma nova visão da existência humana e do mundo, entendendo haver uma integração entre tudo o que existe.

Holístico é um adjetivo que deriva de holismo, um substantivo que significa “tendência, que se supõe seja própria do Universo, a sintetizar unidades em totalidades organizadas (dicionário Aurélio)”.


A visão holística está presente, atualmente, em diversas áreas do saber, onde a visão de totalidade, de síntese e de interconexão se sobrepõe ao entendimento fragmentário.
Termos como empresariado holístico (aquele que entende que meio ambiente, qualidade de vida do empregador e do funcionário, e o lucro são elementos interdependentes e por um não pode se sobrepor ao outro) e educação holística (na qual as disciplinas são entendidas como interdependentes uma da outra), por exemplo, tornam-se cada vez mais utilizados. Dentro deste contexto, o termo terapias holísticas também começa a ganhar visibilidade, para definir e agrupar práticas terapêuticas que se enquadram na visão holística.


A terapia holística tem uma proposta de trabalho que considera a pessoa como uma totalidade em seus aspectos biofísico, psíquico, emocional, ambiental e energético. Busca equilibrar todos os aspectos do ser por meio de estímulos os mais naturais possíveis, com o objetivo de despertar os próprios recursos humanos para promover a auto-harmonização e a ampliação da consciência.
A pessoa submetida às práticas de terapia holística começa a aguçar sua sensibilidade para percepções de sua vida e a ser estimulada de maneira sutil a mudanças de atitude e de comportamento que levarão à maximização das oportunidades da vida e minimização das condições adversas.


As terapias holísticas são também chamadas de terapias complementares, uma vez que têm o objetivo de complementar ( e não substituir ) os métodos de tratamentos tradicionais já existentes no ocidente, sendo que os processos desencadeados por elas atuam diretamente na melhora das condições de saúde, dão um suporte para os tratamentos médicos tradicionais, auxiliam na prevenção de desequilíbrios e atuam na qualidade de vida de um modo geral.

Por isto, as terapias holísticas vêm sendo vistas, cada vez mais, não só como alternativas de tratamentos, mas também como preventivo até mesmo de doenças que, aparentemente, sejam de origem física; pois os padrões mentais, emocionais e energéticos que possam vir a gerar qualquer desequilíbrio são modificados, corrigidos e transmutados Na verdade, para os conceitos que envolvem as terapias holísticas, um problema de saúde nunca é originado em apenas um aspecto do ser.

Fonte:http://animamundhy.blogspot.com.br/2009/03/o-que-e-terapia-holistica.html


Terapia Holística - As Técnicas



Terapeuta Holístico. Esta é a definição moderna para os profissionais de saúde que atuam com uma ou várias técnicas naturais e não invasivas para a prevenção, equilíbrio e recuperação da saúde.
Terapia Holística é o mesmo que Medicina Natural, Medicina Alternativa, Naturopatia, Medicina Integral, Naturologia, Medicina Complementar, Medicina da Floresta, Ciência dos Curandeiros, etc...
Terapeuta (do grego “therapeuein”, que significa: colocar em harmonia; servir aos deuses), e sua abordagem Holística (holus = totalidade) visa tratar o doente como um todo. O Dicionário Brasileiro da Língua  Portuguesa define “Terapeuta” como “pessoa que exerce a terapêutica; pessoa que conhece bem as indicações terapêuticas. S. M. Pl. Monges judeus, dispersos no Egito, e que provavelmente se filiavam à seita dos essênios”.
A Enciclopédia Barsa assim define “Medicina Holística”: “Doutrina de medicina preventiva e terapêutica que enfatiza a necessidade de avaliar a pessoa como um todo e não apenas um órgão ou função isolada. Promove o uso de uma gama ampla de terapias e práticas saudáveis”.
No Diário Oficial da União, edição nº 142, seção 1, pág. 11259, de 26 de Julho de 1995, encontramos a Resolução nº 7 do Conselho Federal de Terapia Holística, a qual define a profissão do 3º Milênio, como segue: “Terapia é uma proposta de natureza predominantemente preventiva e não invasiva, onde o que se busca é o equilíbrio corpóreo-psíquico-social por meio de estímulos os mais naturais possíveis para que sejam despertos os próprios recursos do cliente, almejando a auto-harmonização pela ampliação da consciência. O terapeuta atua como um catalizador da tendência ao auto-equilíbrio, facilitando-a por meio de diversas técnicas, podendo, inclusive, fazer uso de instrumentos e equipamentos não agressivos, além de produtos cuja comercialização seja livre, bem como orientar seus clientes através de aconselhamento profissional”. (Definição oficial de TERAPIA elaborada pelo SINTE – Sindicato dos Terapeutas e pelo CFT – Conselho Federal de Terapia Holística).
TAO - Representa o Princípio Único - O Todo.

Os Terapeutas Holísticos utilizam técnicas milenares (em grande parte Xamânicas), tais como acupuntura, massagem, ervas terapêuticas, cromoterapia, relaxamento, análise de sonhos, astrologia, iridologia, vivências, paranormalidade, artes divinatórias (oráculos), etc., bem como técnicas modernas de visão holística, como bioenergética, calatonia auricular, terapias florais, e outras.
O Tratamento Holístico visa promover o bem-estar, a harmonia e o equilíbrio, de uma forma natural e que abrange todos aspectos da vida humana, seja pela perspectiva emocional, psíquica, física ou espiritual. É complementar, pois pode ser associado a todo tipo de tratamento, seja ele convencional ou não, facilitando a recuperação e promovendo o restabelecimento de forma mais harmoniosa.
A Terapia Holística tem como conceito de cura, acima de tudo a expansão da consciência pelo desenvolvimento das potencialidades físicas, psíquicas, emocionais e espirituais do indivíduo como um todo. Isto se baseia no princípio de que Tudo está no Todo e o Todo está em Tudo.

Estamos Integrados ao Todo

A pessoa que se submete às práticas de Terapia Holística começa a aguçar sua sensibilidade para percepções de sua vida e a ser estimulada de maneira sutil a mudanças de atitude e de comportamento que levarão à maximização das oportunidades da vida e minimização das condições adversas.
A Terapia Holística, na prática e na teoria, funciona como um processo Iniciático, que conduz o indivíduo no Caminho Sagrado do Conhecimento de si mesmo como um Ser Cósmico integrado consigo mesmo, com a Mãe Natureza, enfim, com o Universo, com o Todo, chegando a compreender quem é realmente, por que está aqui e qual o seu papel na Vida e no Universo.


Fonte: http://www.tenda-do-xama.com/terapia-holistica-as-tecnicas/




SOBRE A TERAPIA HOLÍSTICA

A Terapia Holística é hoje a alternativa de tratamento de saúde que mais cresce no mundo. O aumento significativo dessa procura é motivado principalmente pela forma como essa terapia enfoca o ser humano e seus problemas. No trabalho holístico o ser humano não se resume apenas em um corpo físico, e sim visto como um complexo composto basicamente de uma individualidade inteligente (chamada de corpo emocional ou astral, alma ou espírito), um corpo energético, e um corpo físico, não podendo assim serem tratados individualmente. No enfoque holístico a doença do corpo físico é apenas, e tão somente, o reflexo ou a somatização das desarmonias já existentes nos corpos energéticos e ou emocionais. Assim sendo o tratamento holístico visa tratar não apenas as dores ou desajustes do corpo físico, ou seja, não somente o efeito, mas sim, busca detectar a origem do mal e trata-lo para que assim deixe de existir não só o mal mas também a causa que o provoca.

Fazendo uso das mais variadas técnicas de trabalhos naturais a terapia holística busca despertar na pessoa o auto equilíbrio corpóreo/psico/social através da correção e harmonização de seus próprios recursos físicos, emocionais e energéticos, transformando assim a desarmonia em saúde e autoconhecimento.
Dentre as técnicas mais divulgadas no Brasil estão: DO-IN, SHIATSU, YOGA, ACUPUNTURA, TAI-CHI-CHUAN, FLORAIS, REIKI, MASSAGEM BIOENERGÉTICA, dentre outras.

Com essas técnicas a terapia pode ajudar pessoas com stress físico e/ou emocional, dores nas costas, ombros, membros superiores e inferiores, ciático, ajuda ainda no combate e prevenção de problemas como ansiedade, insônia, depressão, TPM. Fazendo uso de vários métodos diferentes a terapia holistica pode detectar no corpo energético da pessoa alterações que estejam comprometendo o seu estado físico e/ou emocional, podendo aí auxilia-lo e orientá-lo nas correções necessárias para o seu reequilíbrio. É possível também através do emprego das mãos, com exames de apalpação dinâmica ou estática identificar desalinhamentos, restrições de movimentos e sinais de alterações estruturais no corpo físico. Costuma-se dizer na terapia holística que o corpo fala mais do que a boca quando se trata de expor sobre dores e emoções.

É importante esclarecer que dentro do paradigma holístico e até mesmo legal, o terapeuta holístico não é doutor, por isso ele não “receita”, mas sim “recomenda”, ele nunca “diagnostica”, ele “avalia”, “analisa”, e nunca “doenças”, e sim “disfunções”, “desequilíbrios energéticos”, “predisposições”. Da mesma forma jamais usa “medicamentos” (que pressupões pela própria gênese da palavra, a existência de um médico), recomenda isto sim, “remédios naturais”, “essências”, “extratos”.
Um bom terapeuta nessa área não se forma com a simples leitura de um ou outro livro desta ou daquela técnica de trabalho, ou ainda com a freqüência em qualquer curso da matéria. Para se formar um bom terapeuta é necessário fazer cursos nas áreas especificas, muita leitura, muita pesquisa, muita pratica, e acima de tudo uma formação e uma conduta moral muito sólida. Somente assim o terapeuta saberá compreender o valor de servir e respeitar o próximo, e ajudar a evolução da humanidade que é o verdadeiro espírito do holismo. Por isso infelizmente temos ainda muitos terapeutas atuando nessa área sem o devido preparo.

Recomenda-se portanto que ao escolher o seu terapeuta, procure antes conhece-lo bem, informar-se sobre seus reais conhecimentos e sua capacidade, a sua verdadeira experiência nessa área de tratar a pessoa e seus problemas. 

Ronaldo Cardim


Fonte:http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/c.asp?id=01224

O que é terapia alternativa? Entenda todos os tipos.

Comentários